sexta-feira, 17 de outubro de 2014

Vem aí novas placas padronizadas para países do Mercosul



Quem nos mandou a notícia foi o jornalista Roberto Nasser:

“Acordo entre Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai e Venezuela aprovou modelo e operação para placa de licenciamento único no âmbito do Mercosul. Brasil, mais adiantado no tema, pois dimensões das placas nacionais são idênticas às de outro bloco econômico, a União Europeia. No visual, fundo branco, letras pretas, combinação de quatro letras e três algarismos.

Em Argentina e Venezuela vige em 2015 – ambos estão no limite das combinações alfa numéricas para licenciar a frota. Aqui, talvez em 2016, aplicável a todos os novos veículos. Falta regulamentação pelo Denatran. Legalmente serão aplicadas aos veículos licenciados a partir de sua vigência. Entretanto, como os caminhões pesados tem ampla vida útil, a questão principal é de caráter documental. A nova placa dispensará processos de pré inspeção, hoje exigidos para comprovar que caminhões e ônibus nacionais atendem às exigências dos países vizinhos. Novas placas dispensarão tal documento, com passagem mais rápida pela fiscalização alfandegária.

Automóveis antigos, informa a Fundação Memória dos Transportes, mantenedora do Museu Nacional do Automóvel, em Brasília, estarão protegidos pela regulamentação nacional. Manterão a placa preta, e símbolos alfa numéricos diferenciados em cinza prata refletivo.”

Nenhum comentário: