terça-feira, 30 de outubro de 2012

Salão

Termina dia 4 de novembro — próximo domingo — o Salão do Automóvel de São Paulo. Além dos últimos lançamentos e carros-conceito, é possível ver alguns veículos mais antigos e curiosos também, como essa réplica do Batmóvel  feita pelo pessoal da oficina do Lata Velha, em exposição no stand do programa Autoesporte. Há ainda uma réplica do Interlagos Berlinetta da Equipe Willys e outras coisas interessantes, que você confere nessa reportagem do Portal Terra.


PS: O Gazelle citado na reportagem não se trata de um Mercedes 1929 de verdade, e sim uma réplica nacional fabricada nos anos 1980, com a velha fórmula de motor e chassi de Fusca.

Banho de mar


Será que ainda tem salvação?

Pelamordedeus #106


É menos um raro Maverick na face da Terra!
Olhando assim de traseira, parece até um Opala Coupê, por causa das lanternas.

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Dekas & Pumas


Mal terminou o Blue Cloud, em Caxambu-MG, o pessoal dos DKWs já têm outro compromisso importante. É que acontece na próxima terça-feira(30/10) A Noite dos DKWs e dos Pumas no Sambódromo do Anhembi, em São Paulo. O evento é uma parceria com o Três Cilindros Clube e o Puma Clube.
Ai, os mais desavisados podem se perguntar: “mas porque DKWs e Pumas?” É que o Puma é um descendente direto do DKW, já que em sua primeira versão, de 1967, usava a mesma mecânica de 3 cilindros. O motor VW só veio equipar esse esportivo a partir do ano seguinte.
O evento começa às 7 da noite e quem tiver automóveis das duas marcas e quiser participar, deve enviar e-mail para marcos@autoshow.com.br

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Peças usadas na mira da lei


Projeto de Lei nº 4235/2012, de autoria do Deputado Federal Marco Feliciano (PSC-SP), prevê a proibição do comércio de peças usadas para automóveis e outros veículos. A proposta em trâmite na Câmara visa diminuir o roubo de veículos, já que muitos são roubados com a finalidade do desmanche, principalmente os mais antigos. Mas a proposta abre exceção para veículos antigos e de coleção, no entanto será exigida a comprovação de origem da peça, através de documento.
Se aprovada, a medida terá um enorme impacto nos mercados de peças presentes nos inúmeros encontros de autos antigos de todo o Brasil.

Importante observar que, caso entre em vigor, a lei atinge somente o mercado de peças usadas. As reproduções e peças paralelas novas, não.

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Missão Antartica


Em 1963, um Fusca fabricado na Austrália participou de uma missão oficial de pesquisa daquele país na Artartica. Com algumas poucas e simples modificações o VW ficou apto a rodar no gelo.


Dica de Danyel, de Juiz de Fora-MG

quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Malucos do Leste



 Um grupo de oito aventureiros do Leste Europeu começou na última segunda-feira uma expedição que vai atravessar a América do Sul. Vindos da República Tcheca, da Eslováquia e da Polônia eles pretendem fazer a viagem a bordo de dois Trabant, um Fiat 126 e uma moto Java. Duvida que irão conseguir? Pois saiba que eles já atravessaram a União Soviética  em 2007 e a África em 2009 da mesma forma.
Os caras têm um site onde vão registrar a aventura, só que em Tcheco. Mas para ajudar, eis uma versão já traduzida.

quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Hot consultório


Apaixonado desde sempre por automóveis antigos, hot rods, postos de gasolina e coisas do gênero, o dentista americano David Myers resolveu adotar todo esse clima na hora de projetar seu grande consultório, no Arkansas. Já na entrada um Mercury 1951, que não é mera figuração, mas sim seu carro de uso diário. Lá dentro a temática assume os mais variados papéis, como o balcão da recepcionista, o sofá da sala de espera e seu próprio consultório, ambientado como um velho posto de combustíveis.
A ótima reportagem você lê na íntegra no site da revistaStreet Customs


segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Belas fotos


O fotógrafo alemão Mirko Frank está preparando para 2013 o Oldtime Calendar, com 12 fotos de automóveis clássicos, posando ao lado de seus respectivos proprietários. Propositalmente foi escolhido o neutro cenário de um velho galpão. Entre os modelos, alguns comportados como o Volvo PV 544 da foto acima, e outros mais apimentados como o Aston Martin Série 3 V8 da imagem abaixo. Veja as outras 10 fotos aqui!

quinta-feira, 11 de outubro de 2012

O Corvette europeu

Ele foi apresentado no Salão de Paris de 1968. Uma criação do braço alemão da americana GM, o Opel GT agradou o público jovem e foi exportado para os Estados Unidos. Foi o carro do agente Maxwell Smart em diversos episódios da impagável série Agente 86, do final dos anos 1960 e reprisada na TV esporadicamente até hoje.
Quem conta a história desse esportivo é o competente Francis Castaings, em seu portal automotivo Retroauto. Vale a pena conferir.

PS: o XXIII Encontro de Automóveis Antigos do Rio de Janeiro, que aconteceu no Forte de Copacabana no mês passado, exibiu um exemplar desse automóvel bastante raro por aqui. Fabricado em 1970, pertence ao publicitário Rubem Dualibi.

terça-feira, 9 de outubro de 2012

A vida imita a arte


Os mais velhos se lembram e os mais novos pelo menos já ouviram falar. O personagem principal da novela “O Bem Amado”, de  Dias Gomes e exibida na Rede Globo nos anos 1970, era Odorico Paraguaçu. Vivido por Paulo Gracindo, Odorico era o prefeito da cidadezinha de Sucupira. E seu principal projeto foi a construção de um cemitério. Ironia do destino, o próprio prefeito acabou inaugurando a sua obra, sendo o primeiro a ser enterrado lá.
Semana passada aconteceu algo perecido na Inglaterra. Por encomenda do amigo Carl Bel (foto acima), o restaurador Mick McDonald (foto abaixo) transformou uma velha Kombi em carro funerário. Ao término do projeto, Mick teve um infarto fulminante. Carl não teve dúvida em inaugurar a Kombi, transportando o corpo amigo para a funerária. A história toda está no jornal The Sun.

segunda-feira, 8 de outubro de 2012

A linha FC



Lançada em 1956, a pick-up Jeep FC-150 era fabricada pela Willys e pela Kaiser. Utilizou a principio o mesmo chassi do Jeep CJ e dois anos depois adotou uma plataforma própria. Possuía também uma versão alongada, a FC170 e furgões para carga e passageiros. Além dos Estados Unidos, foi produzido também em outros países, como Índia e Espanha. No Brasil é um modelo muito raro.

Mustang SW


Ficou muito bem feito. Será que usa teto de algum Chevrolet, como o nosso Maverick SW, com teto de Caravan?

sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Se virando


O embarco econômico a Cuba — responsável pela dificuldade da renovação da frota e da manutenção de automóveis pré-revolução, dá margem a muitas improvisações e adaptações. Caso desse Studebaker transformado em bizarra pick-up de cabine dupla. Destaque para o nada harmonioso e discreto   pára-choque! Verdadeiros heróis os cubanos.

Antigos Zero KM #4





quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Ascensão

Três exemplos do crescimento da industria automobilística brasileira, que havia nascido a apenas 2 anos. É o que mostra este documentário de Jean Manzon, sobre a FNM, a Willys Overland e a Mercedes-Benz. Interessante observar os acessórios para Jeep, que o tornavam um autêntico veículo agrícola para escavar, arar e irrigar a terra.


Dica do amigo Danyel, de Juiz de Fora-MG

segunda-feira, 1 de outubro de 2012