sexta-feira, 29 de junho de 2012

Celular não combina com direção


O assunto interessa a todo mundo: antigomobilistas, motoristas em geral, passageiros e pedestres. A Associação Brasileira de Medicina de Tráfego lançou há alguns dias uma campanha contra o hábito do brasileiro de enviar mensagens SMS enquanto dirige. De acordo com as estatísticas da entidade, 80% dos motoristas usam o celular de alguma forma ao volante.
A exemplo do que acontece nos presídios, os automóveis deveriam ter um sistema que bloqueasse o sinal do celular. Quem quisesse falar, teria que estacionar e sair do carro.

Sinal dos tempos



 Ter um Fusca fabricado até 1957 — com vigia traseira bi-partida ou oval — é o sonho de dez em cada dez aficionados pelos Volkswagens clássicos hoje em dia. Mas nem sempre foi assim. Na época em que foi lançado o Fusca com vigia maior, foi grande a corrida dos proprietários  dos mais antigos, para fazer a adaptação e então modernizar o carro. Como mostra essa foto de época, que parece ser da Alemanha. Mas o fenômeno se repetiu também no Brasil e em outros países.

quarta-feira, 27 de junho de 2012

Mil Milhas


Reportagem da Rede TV! sobre a largada das Mil Milhas Brasileiras, que aconteceu no último final de semana passando por São Paulo, Rio e Minas. Os eventos envolvendo carros antigos em movimento estão ganhando força no Brasil, o que é muito positivo.

Na Kombi


O famoso e recentemente extinto grupo musical Bee Gees, quem diria, teve como primeiro veículo uma Kombi. Isso ainda na Austrália, no inicio dos anos 1960.


Ecletismo


E anda, hein?!?

segunda-feira, 25 de junho de 2012

Trivia


 Se você está com tempo sobrando, experimente o desafio de uma trivia sobre carros antigos nacionais em um site chamado Rachacuca. Você tem que adivinhar os nomes de 80 automóveis de uma lista oculta. Uma dica: muitos dos carros listados não são tão antigos assim.

Filosofando...


 “Se você não curti mais sair para passear com seu carro antigo, se não olha mais para ele após estacioná-lo, o amor acabou. É hora de vender.”
Frase de Wayne Carini, apresentador do programa da TV americana “Chasing Classic Cars”, do Velocity Channel.
E você, olha com carinho para seu carro antigo depois que o estaciona?

sexta-feira, 22 de junho de 2012

O Fusca, em seu Dia Mundial


 Você, “fuscamaníaco” que se preza, sabe que hoje é o Dia Mundial do Fusca. Justa homenagem ao carro mais carismático e amado de todos os tempos. Para lembrar a data, nosso amigo, colunista e parceiro Alexander Gromow — ninguém menos que o autor do projeto que instituiu a data — criou uma comunidade no Facebook que reúne cartazes das inúmeras comemorações programadas para hoje e para o  fim de semana, no Brasil e em outros países também. Cada um mais bonito que o outro. Visite e curta!

quinta-feira, 21 de junho de 2012

De 3CV pelos vinhedos


Inspirado em uma viagem que fez à região da Toscana, na Itália, o empresário argentino Ramiro Marquesini criou uma empresa de aluguel de automóveis antigos para turistas. O carro escolhido foi o Citroën 3 CV, modelo de origem francesa, mas que também foi fabricado em terras argentinas. A idéia é alugar o carro e sair lentamente, curtindo a paisagem da belíssima região de Mendoza, que fica na fronteira com o Chile e é a principal produtora de uvas (e vinhos) do país.

Virou moda!

Enquanto isso, num recente encontro de carros antigos de São Paulo...

quarta-feira, 20 de junho de 2012

Homem-carro



Homenagem mais do que merecida, o designer brasileiro Anísio Campos irá ganhar um documentário, quando completa 80 anos e ainda em plena atividade. A iniciativa é de sua filha, a cineasta Raquel Valadares. E para fazer o filme ela precisa encontrar alguns dos carros projetados por seu pai e hoje bastante raros, caso do PAG Dacon e da pick-up Topazzio. Anísio participou dos projetos de criação dos Pumas DKW e VW, do Carcará, entre muitos outros.

Dica de Carlos J.G. Ribeiro

Cara de um... #5


segunda-feira, 18 de junho de 2012

Mais um...


Foi roubado no sábado a noite (16 de junho) o Impala 1968 da foto. O crime aconteceu em Caxias do Sul-RS.  Qualquer informação, entrar em contato com Rodrigo Boss, pelo telefone (54) 8112-7793.

Cara de um... #4

sexta-feira, 15 de junho de 2012

Elétrico da Bavária



Dentre os diversos modelos que automóveis elétricos super modernos que a BMW trouxe para a conferência Rio +20, está um exemplar do clássico 1602 criado em 1972. Diversas unidades do modelo foram usadas pelos alemães durante os Jogos Olímpicos de Munique. O carro tem autonomia de cerca de 65 quilômetros e pode atingir até 100 km/h. Números muito bons para a época. Acima, uma foto do carro em exposição no Rio Centro, publicada no Portal G1.  Abaixo uma propaganda oficial da época e um desenho do diagrama do sistema.

Cara de um... #3


quinta-feira, 14 de junho de 2012

Pelamordedeus #104

Esse carro estava nos arredores do Tauá Grande Hotel, em Araxá-MG, no último final de semana. Seria um "Camala" ou "Oparo"? O gosto é realmente para lá de duvidoso, mas uma coisa é certa: ficou muito bem feito!


quarta-feira, 13 de junho de 2012

De volta ao original



A Ferrari Classiche, departamento de restaurações da marca italiana em Maranello, na Itália, acaba de restaurar a 275 GTB que pertenceu ao falecido ator americano Steve McQueen. Grande colecionador de automóveis, McQueen adquiriu o carro durante as filmagens do famoso  filme Bullit.
O carro havia sido transformado em conversível na década de 1980. Que sacrilégio!

Cara de um... #2


segunda-feira, 11 de junho de 2012

Cara de um... #1

Os automóveis e seus reboques. Projetos criativos e muito bem executados.


Pelamordedeus #103

Achamos que esse negócio ja esteve em nossa galeria. Mas é tão bizarro que merece um "Vale a pena ver de novo".

Dica do Juliano Dalla Rosa

quarta-feira, 6 de junho de 2012

Araxá 2012



 Começa hoje o mais glamuroso encontro de automóveis antigos do país, o Brazil Classic Fiat Show, mais conhecido como o “encontro de Araxá-MG”. Não é o maior, e nem tem a intenção de ser. As inscrições são limitadas a 300 automóveis e por sinal se esgotaram antecipadamente. Mas é sem dúvida o que reúne os melhores e mais raros exemplares do Brasil e países vizinhos. A festa da premiação acontece no próximo sábado.
A cobertura você poderá acampanhar aqui no Portal Maxicar na próxima semana.

Pode isso?



Segundo consta, para obter placas pretas o veículo, além de ser original, deve estar em ótimo estado de conservação. O caminhão Chevrolet Boca de Sapo 1951 da foto é realmente muito interessante, pois preserva as marcas do tempo. Vê-se que nunca foi restaurado e tem realmente seu valor histórico. Isso é indiscutível! Mas como é que passou na vistoria?

segunda-feira, 4 de junho de 2012

O mais caro do mundo



O colecionador multi milionário americano Craig McCaw (nº 237 na lista da Forbes) acaba de adquirir aquele que é o automóvel mais caro do mundo. A Ferrari 250 GTO foi uma das 39 fabricadas entre 1962 e 64. Foi produzida especialmente para ser pilotada por Stirling Moss durante as 24 horas de Le Mans. Mas o piloto britânico que já havia brilhado na Fórmula 1 na década anterior, sofreu um grave acidente que os tirou das pistas para sempre.
O carro foi negociado por nada menos que US$ 35 milhões!

12 regras


 Essa nos recebemos do pessoal Veteran Car Club de Novo Hamburgo-RS. Vale a reflexão.

COMO MATAR SEU CLUBE

1. Não frequente o clube, mas quando for lá, procure qualquer coisa para reclamar.

2. Quando comparecer a qualquer evento ou reunião encontre falhas no trabalho dos outros.

3. Nunca aceite uma tarefa. Lembre-se que é mais fácil criticar do que ajudar ou realizar.

4. Se a diretoria pedir a sua opinão sobre algum assunto, responda que nada tem a comentar e depois espalhe no clube como deveriam ser as coisas.

5. Não faça mais do que o absolutamente necessário e afirme que o clube está dominado por um grupinho ou panelinha.

6. Não leia os comunicados, avisos e e-mails, eles nada publicam de interessante mesmo. Se perguntado, afirme ainda que não os recebe.

7. Se for convidado para qualquer cargo, recuse imediata e categoricamente alegando falta de tempo para ajudar...e depois critique..."essa panelinha quer é ficar para sempre no poder"

8. Não aceite nenhum compromisso, muito menos ajude e depois ainda diga que as coisas neste clube não estão claras... (estão roubando)

9. Quando tiver divergências com um dos diretores, procure vingar-se no clube.
Ameace abrir processo, comunique os outros, envie e-mails e cartas, dizendo o que pensa da atual diretoria.

10. Sugira, insista e cobre a realização de eventos e reuniões, mas quando eles forem realizados não compareça ou pior, realize eventos paralelos... (essa é ótima)

11. Se os seus pontos de vista não forem "adivinhados" pela diretoria, afirme que suas idéias são ignoradas.

12. Após toda essa colaboração espontânea. Quando acabarem os eventos, os comunicados, as reuniões, o lazer e todas as demais atividades, a sede estiver desmoronando, enfim, quando o clube morrer, estufe o peito e afirme com orgulho: “Eu não disse?”