sexta-feira, 27 de abril de 2012

Inesquecíveis


A Editora DeAgostini acaba de lançar a coleção de miniaturas Carros Inesquecíveis do Brasil. São carrinhos na escala 1:43 de ótima qualidade com base expositora + fascículo. O primeiro é o Opalão SS 6 cilindros 1976. Serão ao todo 50 modelos. Veja a relação abaixo. O primeiro tem preço promocional de R$ 9,90, mas depois passarão a custar R$ 39,90. Podem ser comprados nas bancas ou através de assinatura. Mais informações em: http://www.planetadeagostini.com.br/microsites/carrosBR/index.html


 Chevrolet Opala SS 4100 (1976) - Volkswagen Fusca (1961) - Puma GTE Coupé (1973)
- Ford Maverick GT (1974) - Volkswagen Karmann-Ghia (1961) - Willys Rural (1968) - DKW-Vemag Belcar (1965) - Fiat 147 (1979) - Chevrolet Chevette (1974) - Volkswagen Kombi 1500 6 Portas (1962) - Ford F100 Pick-Up (1978) - Alfa Romeo FNM JK 2000 (1987) - Willys Dauphine & Gordini Teimoso (1965) - Volkswagen Gol BX (1984) - Simca Chambord (1962) - Ford Del Rey Ouro (1982) - Volkswagen Brasília (1982) - Dodge 1800 SE (1975) - Chevrolet Veraneio (1968) - Toyota Bandeirante (1968) - Ford Corcel (1970) - Chevrolet Diplomata 4.1S Caravan (1986) - Fiat Uno (1983) - Volkswagen Variant (1969) - Ford Galaxie 500 (1967) - Gurgel Xavante (1972) - Volkswagen SP2 (1973) - Simca Esplanada (1966) - Bugre (1970) - Chevrolet 3100 Picape (1958) - Volkswagen Passat (1975) - Miura Sport (1977) - Willys Interlagos (1963) - Ford Belina II (1980) - Volkswagen TL (1971) - Alfa Romeo FNM 2300 (1975) - Fiat Panorama (1980) - Dodge Dart (1975) - Volkswagen Kombi 1200 (1957) - Brasinca 4200GT Uirapuru (1964) - Willys Itamaraty (1967) - Chevrolet Opala 2500 (1969) - Volkswagen Parati (1983) - Aero Willys (1966) - DKW-Vemag Vemaguet (1967) - Malzoni GT (1964) - Volkswagen 1600 (1968) - Ford Corcel II (1980) - Chevrolet Comodoro 151S (1977) - Volkswagen Fusca (1985)

Grande dica do amigo Juliano Dalla Rosa

quarta-feira, 25 de abril de 2012

Se7en



Irá a leilão no dia 30 de abril, em Londres, um dos mais antigos Minis de todo o mundo. O exemplar número 8 foi fabricado em abril de 1959, ainda na fase de protótipos. O modelo somente foi lançado oficialmente em agosto daquele ano. Nessa época ainda não se chamava Mini e sim Se7en (grafado assim mesmo com um sete). Foi fabricado com a chancela Austin. O carro foi encontrado em uma garagem inglesa — onde permaneceu guardado por vários anos — original de fábrica (nunca restaurado) e em péssimo estado, como se pode ver pela foto. Um carro histórico como esse deveria permanecer assim!

terça-feira, 24 de abril de 2012

Inspiração no passado


O designer austríaco Tony Weichselbraun buscou no BMW Isetta (e consequentemente em nossa Romi-Isetta) toda a inspiração para criar um carrinho contemporâneo que teria como principal função desafogar o trânsito caótico das grandes e médias cidades de todo o mundo. Com motor elétrico, a idéia é que o E-Setta seja disponibilizado em pontos estratégicos e usado ponto-a-ponto comunitariamente pelos cidadãos, reduzindo assim o volume de automóveis de tamanho normal, movidos a combustível fóssil. Menos poluição e menos trânsito. O E-Setta por enquanto é apenas um projeto. Mas vamos torcer que um dia saia do papel — ou melhor, do computador — e ganhe as ruas.

Que porrada! #5




segunda-feira, 23 de abril de 2012

Mustang roubado


Foi roubado na noite do último sábado, na Vila Olímpia, em São Paulo o Mustang da foto. Trata-se de um Hardtop 1966 com placa FSF1966 de Ribeirão Pires-SP.
Qualquer notícia, contatar o proprietário, Diego Inzaurraga, através do e-mail diegoinzaurraga@gmail.com


Pelamordedeus #100 - Edição especial

Agradecemos a todos os que nos enviaram fotos de “máquinas incríveis” para a centésima edição do nosso “Pelamordedeus”.
Para marcar esse momento especial, elegemos uma foto fora do habitual, do interior de um automóvel. Um magnífico Opala com ar condicionado.  Ele merece! Ele merece! Ele merece!...

sexta-feira, 20 de abril de 2012

Espírito londrino


O canal por assinatura Bandsports resolveu inovar na cobertura das Olimpíadas de Londres. Comprou dois daqueles ônibus vermelhos de dois andares, os icônicos Routemasters. Fabricados na década de 1960, o primeiro foi adaptado para estúdio móvel e vai abrigar parte da equipe de cobertura e ficará circulando pelos principais pontos turísticos da cidade.
O segundo foi enviado para o Brasil e circulará pelas ruas de São Paulo para divulgar a emissora durante os Jogos Olímpicos. Muitíssimo bem sacado!

Que porrada! #4




quarta-feira, 18 de abril de 2012

Terra de gigantes

Simplesmente sensacional e surpreendente!

Contribuição do amigo Nelson Geraidine, de Barra Mansa, RJ

sexta-feira, 13 de abril de 2012

quinta-feira, 12 de abril de 2012

Que porrada! #1

Quem nos mandou as fotos foi o amigo Rodrigo Basílio, de Leopoldina-MG. Vieram encartadas em uma apresentação em Power Point de autoria desconhecida que traz diversas imagens de acidentes de transito no Brasil antigo. Vamos selecionar as que consideramos mais bacanas, para essa série que será publicada ao longo dos próximos dias.




quarta-feira, 11 de abril de 2012

Artistas do metal


Nos dias de hoje, quando tudo já vem prontinho — e via de regra é descartável — os artesãos especializados na fabricação de peças de reprodução para carros antigos raros, são mais raros ainda. Verdadeira espécie em extinção!

A centésima edição


A próxima postagem do "Pelamordedeus" é a de número 100. Por isso, temos que publicar um post a altura. Se você tiver a foto de algum carro antigo bem bizarro, nacional ou importado, mande sua colaboração para nós. Vamos escolher algo “bem bacana” para a centésima edição. E-mails para fernando@maxicar.com.br

Pelamordedeus #99


 A intenção era fazer uma réplica do Willys Coupe 1941, como esse laranja ai em baixo. As linhas ficaram até bastante parecidas, mas embora não se consiga perceber bem a proporção, é um “mini Willys”, já que foi usado um bom e velho Fusca na base do projeto. O carro está a venda por R$ 23 mil. Quem se habilita?
Dica do amigo Juliano Dalla Rosa

segunda-feira, 9 de abril de 2012

Concurso


A Editora Alaúde, em parceria com a Revista 4 Rodas está promovendo o concurso cultural “Os Grandes Brasileiros”. Para participar não é necessário comprar nada. Basta descrever em 250 caracteres o porquê de sua paixão pelos carros clássicos. O ganhador irá ganhar todos os 10 volumes da coleção Clássicos do Brasil. Termina no dia 23 de abril. Todos os detalhes e regulamento aqui!

Novidade, mas nem tanto II

Parece que a tendência é a criação de automóveis voadores. A americana Terrafugia apresentou no Salão do Automóvel o Transition, um misto de carro e avião que tem o mesmo conceito do velho Aero Car, dos anos 1940, do post anterior.

quinta-feira, 5 de abril de 2012

Novidade, mas nem tanto


Uma empresa holandesa anunciou essa semana o lançamento do Pal-V, um veículo híbrido de automóvel e helicóptero. O veículo pode rodar normalmente com um carro, já que a hélice é dobrável e retrátil.


Mas não se trata de uma novidade tão grande assim. Na década de 1940 o aviador americano Molt Taylor criou o Aero Car, um híbrido de carro e avião. Esse veículo foi inclusive alvo de reportagem recente do Portal Maxicar.

quarta-feira, 4 de abril de 2012

48 anos a bordo de um Mercury


Saiu no G1. Moradora do estado da Flórida, a americana Rachel Veitch comprou em 1964 um Mercury Comet, que permaneceu com ela durante esses 48 anos. Durante esse longo tempo, ela rodou quase 1 milhão de quilômetros! Agora, com 93 anos de idade, ela foi obrigada legalmente a parar de dirigir.
Rachel está agora preocupada com o futuro do carro e por isso não quer deixa-lo de herança para os parentes, pois acredita que não irão cuidar direito dele. Pretende vende-lo para o apresentador de TV Jay Leno, conhecido no mundo dos automóveis por manter uma fantástica coleção. Ainda não conhece? Acesse: www.jaylenosgarage.com

terça-feira, 3 de abril de 2012

Clássica na tomada



Fundada na Espanha em 1943, a Ossa é uma marca de motocicleta pouco conhecida no Brasil. Foi numa Monocasco 250 cc de competição que morreu o piloto Santiago Herrero, em 1970 (foto menor). Agora, um estúdio de design de Barcelona criou uma versão moderna na máquina, com um desenho bem fora do comum e motor elétrico. Mas ao contrário da super máquina que a inspirou, essa não é de competição. O conceito seria somente para uso urbano. Mais fotos aqui!

1º de abril


Esse post é um pouco “off”, já que não fala sobre carro antigo, mas muito bacana. Para lembrar o dia 1º de abril, diversas montadoras criaram campanhas fictícias. Uma das mais legais é a da francesa Peugeot, com o “lançamento” de um modelo que muda de cor de acordo com o humor do motorista.



Grande dica de Alexander Gromow

segunda-feira, 2 de abril de 2012

Feito em casa


 A exemplo de outras duas marcas alemãs consagradas — Mercedes-Benz e BMW — a Volkswagen mantém em Hannover, na Alemanha, um departamento especializado na restauração de veículos comerciais clássicos — leia-se Kombi. Numa área que acaba de ser expandida para 7 mil M2, para poder realizar o restauro também de veículos particulares, a VW mantém 14 funcionários, que já restauraram desde 2007 cerca de 100 Kombis. Junto com o carro inteiramente novo, o felizardo leva também um certificado atestando que o trabalho foi realizado na própria fábrica, com peças originais.
Por falar em peças originais, a VW alemã mantém também um site com a venda de peças e acessórios dos clássicos VWs não apenas da Alemanha, mas também de outros países, como o Brasil. Tem até Santana! http://www.vw-classicparts.de/