sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Homenagem aos antigos “operários das pistas”


Acontece no dia 1° de maio, feriado do Dia do Trabalhador, o 1º Cine Motor. O evento realmente promete. É uma homenagem aos pilotos brasileiros pioneiros como Bob Sharp, Francisco Lameirão, Jan Balder, Bird Clemente, Luiz Pereira Bueno, entre outros. Haverá a exibição de filmes históricos, exposição de objetos e fotografias (algumas ainda inéditas), jornais e documentos da época. Contará ainda palestras com essas feras do passado. O local do evento ainda será definido. Os ingressos custam R$ 35,00 e menores de 12 anos acompanhados de um responsável não pagam. Informações através do site cinemotorbr.blogspot.com/

Pequena roubada


Foi roubada esta semana em São Paulo, a pequena moto japonesa Honda Monkey da foto. Quem nos informa é José Rezende Mahar. Segundo ele, foi furtada de dentro da loja de seu proprietário, Maurício Marx.
A Monkey é uma motocicleta fabricada nos anos 1960 e 70, muito rara no Brasil e considerada uma das menores já produzidas. Qualquer informação que ajuda em sua recuperação, pode ser dada pelo telefone (11) 7733-4404

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Triste espetáculo

Imagens chocantes para quem tem preocupação em preservar os veículos do passado, principalmente os nacionais, às vezes ainda tratados como automóveis de segunda classe. São alguns minutos de um mórbido prazer — quem até nos fazem lembrar o velhos “espetáculos” romanos — em troca da destruição de patrimônios históricos. Lamentável mesmo!

Perdidos (ou achados!) no calabouço


Olha só que história mais maluca! Quem nos mandou foi o amigo Odair Ferraz.

“Com a revitalização do Brooklyn nova-iorquino, vários edifícios foram reformados e vendidos como habitação. Na garagem subterrânea de um destes, os condôminos encontraram atrás de cercas de arame 36 Corvettes empoeirados, fabricados entre 1953 e 1989.
Estes Vettes estão abandonados desde 1990 e são do pintor de Pop Art Peter Max, que informou que não é um entusiasta de automóveis, nunca teve habilitação para dirigir e comprou a coleção para um projeto de arte.”

Fotos: Tony Cenicola/The New York Times

Pelamordedeus #57


Um Trabant Limousine. Quem que disse que na antiga Alemanha Oriental não existiam também automóveis sofisticados e de luxo?

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Parachoque de caminhão


Os mais antigos sabem da rivalidade que existia entre os proprietários de caminhões FNM e o concorrente Mercedes-Benz, nos anos 1960. E essa briga gerava pérolas como a frase de parachoque desta foto.

O desafortunado Perraud



Em 1910 São Paulo possuía apenas algumas poucas centenas de carros. E foi nesse ano, no dia 13 de maio, para ser mais preciso, que houve o primeiro caso de atropelamento da cidade. A vítima fatal foi August Perraud. Não há registro de qual modelo de automóvel o vitimou. Sabe-se apenas que tinha a licença número 143.

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Vem aí um novo museu

A Prefeitura de Ribeirão Preto, interior de São Paulo, acaba de encaminhar à Câmara de Vereadores um projeto de lei para a doação do terreno que abrigará um museu do automóvel na cidade. A construção e administração ficará a cargo do Clube Faixa Branca.
Além da exposição permanente de automóveis, o espaço prevê a criação de uma escola profissionalizante de restauração de carros antigos, além de outras atividades ligadas ao tema.
O prédio do empreendimento terá 2 pavimentos e será construído ao custo previsto de R$ 2, 5 milhões. O Faixa Branca pretende fazer diversas campanhas para arrecadar a quantia necessária. Todo esforço é válido para a realização de uma tão louvável iniciativa!

1957 furtado


Foi furtado na madrugada de hoje o Fusca 1957 com vidro traseiro formato oval, placa COK-7173. O carro é de São Bernardo do Campo-SP e foi levado de dentro de sua própria garagem. Qualquer pista que leve à recuperação do carro, pode ser dada pelos telefones (11) 8464-2258 e (11) 6333-8535. Falar com Eugênio.
Constatamos que este tipo de crime tem se tornado muito comum na Grande São Paulo. Regularmente recebemos notícias de automóveis antigos furtados de dentro de casa.

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Pra lá de pesadas!


Atualmente, qualquer segmento tem vez, quando se trata de veículos antigos. Por exemplo, acabamos de descobrir um blog dedicado inteiramente aos tratores antigos. Em um de seus últimos posts, publicado no dia 10 deste mês, a página conta a história da Associação dos Colecionadores de Máquinas Agrícolas Antigas de Maracaju – MS, que montou um museu cujo acervo é composto de antigas máquinas agricolas de seus associados. Uma iniciativa e tanto! O endereço do blog é http://tratoresantigos.blogspot.com/

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Em Lindóia, só com CNPJ


Caiu como uma bomba entre os comerciantes de peças para autos antigos a informação de que este ano somente empresas devidamente registradas, com CNPJ, Inscrição Estadual e tudo mais poderão montar barracas na feira de peças e acessórios durante o maior encontro de automóveis antigos do Brasil, o Encontro Paulista, mais conhecido como “Águas de Lindóia”.
E não é só isso. Nos chegaram informações não-oficiais e não confirmadas, dando conta de que durante o evento haverá a presença de fiscais, exigindo a nota fiscal de tudo, tudo que estiver a venda nas barracas, sejam peças novas ou usadas.

O golpe da falsa multa

Nos cruzamentos da cidade, alguém com uma câmera digital fotografa placas dos carros que passam. Com as placas e as fotos e com ajuda de despachantes, descobrem os endereços e nomes dos proprietários dos veículos. Com um computador e uma impressora laser fazem uma montagem e imprimem boletos perfeitamente idênticos a uma multa... só que os dados para liquidação dessa multa, são de uma conta laranja. A vítima recebe a multa pelo correio, fica na dúvida da infração, acaba pagando no banco ou via internet, sem verificar no site do Detran se essa multa existe mesmo. Mas na realidade foi vítima de um golpe. Portanto, antes de pagar qualquer multa, entre no site do Detran e confirme a existência da infração.

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Decoração de ambientes


Depois de 15 anos trabalhando com restauração de automóveis clássicos, a empresa francesa Passions Móbiles decidiu transformar em arte peças que não podiam mais ser aproveitadas. O nicho é a criação de ambientes. Frentes, traseiras, motores, interiores, suspensões... tudo que iria para o lixo se transforma em móveis e objetos de decoração de extremo bom gosto, como essas duas salas de estar das imagens, montadas a partir de um Alfa Romeo Berlina e de uma BMW 2002. Vale a pena conferir!

Caramba, parece real!


Há alguns dias publicamos um post a respeito de um construtor de miniaturas, cujo realismo impressiona. Quem nos deu a dica foi Alexander Gromow.
Agora o próprio Gromow nos indica esta outra série fantástica. Mas aqui o cenário é completo e mistura objetos em miniatura com paisagens de verdade. Você se você é capaz de descobrir a diferença! Um trabalho que talvez não tenha similares em todo o mundo, tamanho o grau de realidade.
Outras imagens aqui!

Made in Japan #4


quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Falcatruas no museu


O pessoal do Fusca Clube de Poços de Caldas-MG nos mandou a notícia a seguir:

Ex-reitor da Ulbra é acusado em esquema de registro ilegal de carros

Dezoito veículos do museu da Universidade Luterana do Brasil apresentavam irregularidades.

Canoas - O Museu da Universidade Luterana do Brasil, em Canoas, que expunha carros antigos de diversas marcas e épocas da história automobilística, está envolvido em um processo apresentado à Justiça pelo promotor Júlio César Medina, do Ministério Público de Santa Cruz do Sul. A denúncia diz respeito a 75 acusados de participação em um esquema de registro irregular de automóveis no município de Passo do Sobrado, no Vale do Rio Pardo. As informações são da Gazeta do Sul.

O ex-reitor da Ulbra, Ruben Eugen Becker, é apontado por Medina, que conduziu o inquérito, como um dos clientes do esquema, executado entre 1999 e 2001, que tornava legais carros com algum tipo de irregularidade. Ele é apontado pela Polícia Federal como chefe de uma quadrilha que desviava recursos da instituição. Dono do acervo, Becker teria usado o esquema para registrar carros de coleção sem certificado de originalidade, documento exigido pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) para a concessão de emplacamento especial (placa preta). No total, 18 veículos frios foram lançados no sistema como regulares. O estratagema utilizado teria sido facilitado por um policial que também está sendo processado.

Trocando em miúdos: o reitor conseguiu obter placas pretas para 18 carros do acervo do Museu de Tecnologia da Ulbra, sem que estes tenham passado pela avaliação de um clube credenciado, o que é exigido por lei. Isso foi conseguido graças à ajuda de funcionários públicos corruptos, que entraram com os processos no Detran de uma pequena cidade do Rio Grande do Sul.

Este tipo de falcatrua é mais comum do que se imagina. Há poucos meses, tivemos conhecimento de uma réplica Bugatti 1933, fabricada em 2008 e com chassi e mecânica VW, que havia conseguido placas pretas graças a ajudinha de um despachante pra lá desonesto.

Beeeem antiga!


Quase uma bicicleta, com apenas 2,5 cavalos de potência, a motocicleta alemã Hildebrand & Wolfmüller foi uma das primeiras a ser fabricada em série no mundo inteiro. Agora um exemplar de 1895 será leiloado por uma casa de leilões famosa na Inglaterra, a Bonhams. O exemplar a venda é um dos últimos sobreviventes das cerca de 2000 motocicletas deste modelo produzidas e nunca foi restaurada. O leilão acontecerá no dia 25 de abril durante o International Classic MotorCycle Show, em Stafford.

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Paixão latente


Um belo dia, folheando uma revista 4 Rodas, a artista plástica Telma Ramos descobriu o seu amor pelas belas máquinas. De la para cá, ela não parou mais de retratá-las em suas telas. A história completa está no site do Fusca Clube de Poços de Caldas.

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

De Fordinho pelo Atacama


Você certamente já ficou cheio de orgulho por ter feito uma viagem de 200, 300 quilômetros a bordo de seu automóvel antigo, que talvez tenha uns 30 ou 40 anos. Imagine o que você sentiria ao ir de São Paulo ao Chile (via Deserto do Atacama), passando pela Argentina, numa viagem que levou 24 dias, num total de mais de 9 mil quilômetros. Detalhe: tudo isso a bordo de um Ford A Phaeton 1929!
Quem conta essa tremenda aventura é o Clube do Fordinho de São Paulo. E o que é mais incrível: durante toda a jornada o Fordinho teve apenas um coletor rachado em um pneu furado.

SW virtual


Dan Palatnik apresenta a mais nova integrante de sua garagem virtual: Simca Jangada, a primeira “Station-Wagon” fabricada no Brasil. Mais perfeita impossível. Conheça toda a galeria. É de babar!

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Palhaçada


Olha só esse Fusquinha 1966 com placas pretas flagrado no encontro da Estação da Luz (SP) ontem. Recebemos apenas essa foto, que mostra os faróis e rodas esportivas de Porsche. Imagina como deve ser o interior, o motor... Aliás, temos tido notícias de vários Fuscas com placas pretas irregulares na Capital Paulista. Definitivamente estão chamando de palhaço você, que a duras penas mantém original o seu carro de coleção. A placa do carro é BTU 1966. Em nome do bom senso e da legalidade, alguém tem que tomar uma providência!

Quero montar meu Calhambeque!


Se você é do tipo que acha que não tem sorte em concursos e por isso não tem a menor chance de ganhar um dos 50 Calhambeques do Roberto Carlos, fica de consolo a miniatura de papel. Clique aqui para baixar o arquivo em PDF.

Dica estranha


Recebemos a seguinte dica: “Para remover manchas em parachoques cromados de carros antigos, esfregue a peça com um pedaço de papel alumínio amassado embebido em Coca-Cola.” Quem se habilita a tentar?

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

A partir do zero

Veja bem esse vídeo. À primeira vista você diria que este veículo militar soviético UAZ-469 é uma miniatura? O realismo é impressionante! Mas não se trata de um desses kits comprados em lojas ou pela internet. É fruto do trabalho primoroso de um artista-artesão italiano, que usando metal e soluções muito criativas, fabricou cada pecinha que deu vida ao jipinho. O resultado é essa obra-prima, que custou 5 meses de trabalho. Confira o passo da construção aqui!



Bela dica de Alexander Gromow

Até debaixo d’água


Dizem as más línguas que a Prefeitura de São Paulo está comprando uma nova frota de ônibus urbanos para a cidade.
Colaboração do Odair Ferraz

Pelamordedeus #56


Seria uma versão do Puma que nunca chegou às ruas: a cabine dupla? Linhas mais harmônicas, impossível!

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Mudaram o Calhambeque


A Nestlé lançou no dia 19 de janeiro a promoção “Nestlé em ritmo de prêmios”, que dará aos ganhadores 50 réplicas do “Calhambeque” de Roberto Carlos. A produção das réplicas ficou a cargo de ninguém menos que Emerson Fittipaldi. Para concorrer, o comsumidor dever obviamente comprar produtos Nestlé e enviar o número do código de barras pelo celular. Veja a matéria completa e o regulamento aqui!
Só há uma coisa estranha em tudo isso: o automóvel é uma replica de fibra de vidro do Chevrolet Coupê 1933. Como todo mundo sabe, o famoso calhambeque de Roberto Carlos é um Ford Modelo A Roadster 1929, carro esse recém restaurado pelo próprio Emerson. A não ser que o “Rei” possua algum outro Calhambeque...


Dica quente do amigo Odair Ferraz

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Lembra-se da lenda portuguesa?


Você certamente deve se lembrar daquela história que circulou amplamente pela internet há cerca de 3 anos, que falava de um americano que comprou uma fazenda em Portugal e para sua surpresa havia um galpão lacrado repleto de automóveis raros. Pois bem. Hoje se sabe que está é mais uma daquelas lendas que circulam pela rede. O mistério foi desvendado com exclusividade pelo Portal Maxicar e a história real contada na reportagem “A verdadeira história de uma lenda portuguesa”.
Resumindo o caso: os carros sempre pertenceram a um colecionador português, que agora montou um portal na internet para vende-los. A parte mais divertida dessa história parece até piada de Português: o galpão onde os carros ficam guardados (são centenas) tem apenas uma porta de saída. Desta forma, estão sendo vendidos primeiro os carros que ficam mais próximos dessa porta, já que os mais afastados não podem ser removidos!
Como já se passaram alguns anos, o estoque a venda foi sendo renovado. Atualmente o colecionador lusitano tem para comercio preciosidades como Chrysler Sport Cabriolet 1931, Ferrari Mondial Cabriolet 1987, Lancia Appia 1954, Packard Six, Peugeot 202 1939, e Renault 8 Gordini 1968. Confira toda a frota acessando http://www.classicosonline.com/

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Ótima qualidade


Já tivemos a oportunidade de falar aqui sobre as miniaturas que estão sendo distribuídas pelo Jornal Extra, do Rio. Mas só agora pudemos de ter em mãos as duas primeiras já entregues. E a qualidade surpreendeu. Os carrinhos são muito ricos em detalhes e não fogem em nada aos componentes originais do carro de verdade. O Puma GTS, por exemplo, vem com uma minúscula logo da fábrica, mas que se olharmos bem (tem que ter visão microscópica), vê-se que é perfeita. O carrinho vem com outros detalhes interessantes: desenho dos limpadores de parabrisa invertidos desenhados no retrovisor, sobrecapa da capota e console central.
Já o Galaxie vem com o painel horizontal, volante idêntico ao de verdade, calotas “chapéu de mexicano” e até adesivadas as marcas “Galaxie 500” e Ford.
Somando-se o que se gasta semanalmente de jornal para tirar os selos + R$ 4,95 (pagos no ato da troca), cada miniatura custa no total R$ 13,95. Com certeza vale cada centavo!

Enquanto isso, na Capital

Quem dá a dica é a turma que mantém o Blog do Luiz Pereira Bueno. Muito bacana o videozinho do Grande Prêmio Juscelino Kubitschek, com a presença do próprio. Prova que marca a inauguração de Brasília, em 1960.

Made in Japan #3