sexta-feira, 30 de outubro de 2009

A coleção #1


Tem circulado pela internet as fotos de uma incrível coleção de automóveis. Segundo o e-mail que recebemos, fica no interior de São Paulo. Infelizmente não temos maiores informações sobre o assunto, mas certamente alguém que visita esse blog saberá dizer do que se trata. Uma coisa é certa: é simplesmente fantástica. Recebemos diversas fotos e vamos publicar aos poucos, em diversos posts.

Imperdível!


Acontece neste fim de semana a primeira edição do Classic Fusca, um evento que certamente veio pra ficar. Será na histórica e bucólica Tiradentes, em Minas Gerais. Vai ter exposição (é claro) de Fuscas e seus derivados no Largo das Forras, a presença do Zé do Fusca, de Belo Horizonte (quem curte de verdade o Fusca certamente sabe de quem estamos falando!) e palestra do grande Alexander Gromow, um dos maiores feras do assunto no Brasil e também no mundo. Se você tem Fusca ou algum carro “da família” participe. Se não tem, vá assim mesmo, pelo menos para ver de perto. O evento tem o apoio do Portal Maxicar e vai ser 10! Detalhes aqui!

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Onde há fumaça...


Nós do Portal Maxicar temos recebido diversos e-mails sobre um que assunto que tem tirado o sono de muito antigomobilista . Uma portaria do Denatran determina que a partir do próximo ano, TODOS os veículos que passarem pela vistoria anual serão obrigados a fazer o teste de emissão de poluentes, até mesmo os “de coleção”, com placas pretas.
A turma teme que nenhum automóvel antigo passe nesta vistoria e fique impedido de circular, já que os "velhinhos" não dispõem de catalizadores ou outros artifícios que evitem a emissão fumaça poluente na atmosfera.
Em nossa opinião, deveria haver faixas de tolerância, sendo as mais exigentes para veículos mais novos. Senão “o bicho vai pegar”!

Casamento perfeito II


Ainda ontem publicamos aqui um vídeo a respeito de um Karmann Ghia na Alemanha com mecânica Porsche (logo aí embaixo).
Coincidentemente, nosso amigo Renato Belotte acaba de publicar uma reportagem em seu blog justamante sobre um Karmann Ghia brasileiro também com mecânica Porsche.
Confira aqui

terça-feira, 27 de outubro de 2009

Casamento perfeito

Parece que foram feitos um para o outro. O design incomparável do Karmann Ghia com a fantástica mecânica da “prima” Porsche. Não precisa saber alemão para achar o máximo!

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Isso é história!

Quem postou no Youtube foi o Peralta (www.bandeiraquadriculada.com.br). São algumas imagens da tão falada Corrida de São Gonçalo de 1909, a segunda corrida de automóveis acontecida no Brasil. Fazem parte do DVD “Pioneiros do Cinema Brasileiro”.

Gigantes no Sambódromo


Amanhã a noite é dos caminhões e ônibus no Sambódromo de São Paulo. Serão 25 exemplares, entre eles GMC da década de 50, GMC Papa-Filas, Kenworth 1968 e 1973, Ford 1952, Scania 1979, Chevrolet 6400 de 1950, Cavalo Mercedes Benz 1953, além de alguns ônibus como o GM 1956, em alumínio, e um MB 1968. Começa às 7 da noite.

Cegonhas antigas #5

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Árvore genealógica



Dica de Alexander Gromow

Pelamordedeus #51


Hoje em dose dupla
O Fusca “Auto Union 1937” foi descoberto por Juliano Della Rosa.
O TL Geração III com teto de vinil, por Anderson Martins do FNVA.
Para você, qual é o mais criativo?

terça-feira, 20 de outubro de 2009

Boca-de-Sapo


A mais nova obra do mestre dos pincéis, Antonio Ariel. Desta vez o “personagem” retratado é um micro ônibus Chevrolet, modelo apelidado no Brasil como “Boca-de-Sapo”. Se você quer ter ver seu automóvel em óleo sobre tela, entre em contato com o artista, através do e-mail: callmusic@hotmail.com

Premiação paralela

Seu nome é Antônio Manuel Penafort. Engenheiro, trabalhou na extinta fábrica de automóveis Santa Matilde, sendo responsável pelo projeto de sucesso de SM 4.1, um dos mais cobiçados esportivos nacionais de todos os tempos.
Morador do Rio de Janeiro e atualmente um antigomobilista de carteirinha, Penafort encontrou uma forma criativa de homenagear os participantes dos eventos cariocas. Ele instituiu um prêmio paralelo para escolher o melhor automóvel em exposição, nos encontros que frequenta. O corpo de jurados, composto geralmente 9 integrantes, é escolhido na hora e reuni gente de todo tipo (até um guarda de trânsito já foi jurado!). O prêmio é geralmente uma miniatura de automóvel e é “bancada” pelo próprio Penafort. Sem dúvida uma iniciativa bacana e um estímulo a mais aos antigomobilistas.

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Antigamente podia


Como mudam os costumes com o tempo, inclusive no trânsito! Essa campanha do Departamento de Trânsito de São Paulo é do início dos anos 1960. Não é possível ler o texto na imagem, mas vamos transcrever aqui:
... vou à direita, à esquerda, vou parar ou pode passar. Evita acidentes, engarrafamentos. Você que sabe dirigir e tem compreensão do problema, continue sempre dando o bom exemplo. Ensinar aos outros é a única solução para melhorar o trânsito e diminuir os acidentes.
O atual Código Nacional de Trânsito simplesmente proíbe que se dirija com o braço para fora do carro. Até porque com o transito louco das grandes cidades, você ficaria sem ele rapidinho!

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Ontem e hoje

A Citroën está fazendo 90 anos. Para comemorar este momento especial a montadora francesa produziu esse videoclipe com imagens históricas e atuais.
Vida longa a esta marca que ao longo de sua história sempre se distanciou da mesmice e o faz mais do que nunca hoje, quando na maioria esmagadora das vezes os carros são todos iguais e sem nenhuma personalidade.



Dica de Alexander Gromow

Vamos incentivar a meninada!

Os alunos da escola Paulista Instituição de Ensino que fica no bairro Jardim Rodolfo Pirane, na zona leste de São Paulo irão realizar no dia 7 de novembro a exposição “Carros, paixão em quatro rodas”. Haverá exibição de vídeos, exposição de miniaturas, painel com a evolução do automóvel e veículos do futuro, maquetes mostrando o funcionamento de um motor e, o motivo deste post: uma mini exposição de automóveis das mais diversas épocas. Se você possui um automóvel original e quer colaborar com o evento da garotada, por favor entre em contato com o coordenador da iniciativa, Professor Vagner, pelos telefones (11) 2914-4410 e 7607-1546. Os carros ficarão expostos para todos os alunos da escola e devidamente isolados.
Sua participação será um grande incentivo para que os mais jovens passem a conhecer e amar os automóveis antigos.

Pelamordedeus #50


Carro super engenhoso de apenas 1 cavalo. Atenção para a plataforma especial que economiza cavalo na ladeira. O bicho sobe e pega uma carona.

Colaboração de Antônio Ariel

Tomara que vingue!

Publicado no Diário Oficial do dia 15/10, o Projeto de Lei n. 945/2009 de iniciativa do Deputado Estadual Fernando Capez que institui a isenção do pagamento da taxa de licenciamento de veículos motorizados objeto de coleção.”
Trocando em miúdos: uma lei que acaba de vez com todas as taxas de licenciamento para veículos com placas pretas. Só que o tal projeto tem um pequeno errinho, que faz toda diferença. A certa altura diz: “os certificados de registro e de licenciamento de veículos motorizados, desde que fabricados há mais de 20 (vinte) anos e registrados como veículo de coleção no órgão de trânsito, conforme resolução do Conselho Nacional de Trânsito – CONTRAN.”
Só que para pleitear as placas pretas, o veículo tem que ter não 20, mas 30 ANOS.
De qualquer forma é um ótimo projeto, já que os automóveis “isentos de IPVA”, pagam aqui no Rio por exemplo R$ 211,00 de taxas de licenciamento anual.
Tomara que esta lei seja aprovada em São Paulo e por tabela seja adotada também nos demais estados brasileiros. Vamos torcer.

Dica do Juliano Della Rosa

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Bela dica!


Como conseguir boa visão enquanto dirige sob forte chuva.

É sugestão de policial que experimentou e confirmou. É útil, até em
condução noturna. Não se sabe porque, mas parece que funciona bem quando chove muito.

Nós, motoristas ligamos os limpadores de parabrisas em velocidade rápida
ou máxima durante chuvas pesadas; mas a visibilidade ainda é bastante
ruim.

Se você enfrentar tal situação, ponha óculos de sol (qualquer modelo
serve).Vai ser um milagre! De repente, sua visibilidade na frente de seu
carro fica perfeitamente clara, como se não tivesse chovendo!

Assim, mantenha sempre um par de óculos de sol no porta-luvas do carro
para que você tenha condução segura, com boa visão em caso de chuva.
Você também pode salvar a vida de alguém, repassando essa informação a
ele/ela.

Tente experimentar! Vais ser incrível!
Você ainda verá as gotas no pára-brisa, mas não a lâmina de chuva.
Você poderá ver onde a chuva salta para fora da estrada e os respingos
dos pneus do carro à sua frente.

Esta pequena dica deveria ser incluída na formação do motorista.
É excelente!

Eu testei este final de semana e funciona!

Enviada pelo amigo Rebuli, de Curitiba-PR

terça-feira, 13 de outubro de 2009

Autoclassica


Terminou ontem na Argentina o Autoclassica 2009, considerado o mais importante encontro de automóveis antigos da América do Sul. Este ano o “The best in show” foi um Rolls Royce Silver Ghost fabricado em 1920. Foram fabricados menos de 8 mil exemplares deste modelo entre 1906 e 1929.

Os veículos em nossa vida



Dica de Odair Ferraz

Homenagem no Sambódromo


Hoje a noite no Sambódromo do Anhembi, promete uma grande festa em homenagem ao Dia do Antigomobilista, instituído na cidade de São Paulo. O tradicional evento das terças-feiras irá reunir diversos clubes da capital paulista, além de representantes da Federação Brasileira de Veículos Antigos. São esperados automóveis dos mais variados modelos e anos, para a exposição e desfile.

Cegonhas Antigas #4


quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Homenagem



A Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo irá realizar no próximo dia 23, às 8 da noite, uma sessão solene em homenagem aos antigomobilistas. A idéia é do deputado estadual Fernando Capez (PSDB), autor do projeto de lei que pretende instituir o dia 28 de outubro como o Dia Estadual do Antigomobilismo.
A ALESP espera contar com grande presença de colecionadores e apaixonados, que poderão levar seus automóveis antigos para uma exposição no estacionamento do Palácio 9 de Julho, que fica na Avenida Pedro Álvares Cabral, 201 – Ibirapuera. Clique no convite para ampliar.

A dica é de Odair Ferraz

terça-feira, 6 de outubro de 2009

Objetos de desejo


Devagarzinho, devagarzinho, os automóveis nacionais da década de 1980 vão conquistando seu espaço no coração e na garagem dos colecionadores. Essas fotos são de uma coleção em Belo Horizonte. Quem mandou as fotos foi Mestre Mahar.

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Fordona


A Ford F100 da primeira geração disputa palmo a palmo com a antecessora F1 e com a concorrente Chevrolet 3100 (apelidada no Brasil de “Boca de Sapo”), a preferência dos antigomobilistas, principalmente aqueles que são adeptos dos hots.
Um fã e proprietário de uma fabricada em 1960 acaba de lançar um site exclusivo sobre o modelo. Abrangendo apenas os anos de 1954 a 1962 (período em que este modelo específico foi produzido), traz fotos, material técnico, reportagens e links úteis. Acesse http://www.fordf100.com.br/

sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Opala Roubado


Foi roubado na madrugada de quarta-feira em Santo André, ABC Paulista, o Opala Sedan de Luxo 1977 pertencente a Fernando Biazon Fatobene. Foi levado de dentro da garagem, provavelmente com a ajuda de um caminhão-prancha. O carro é marrom metálico e tem placa COB-1127. Segundo Fernando, este carro é uma grande paixão. O maior sonho já realizado em sua vida. Quem tiver qualquer informação, favor ligar para (11) 8466-0587.
Fernando, estamos torcendo para que consiga recupera-lo rapidamente!

Roda de amigos


O Portal Maxicar acaba de estrear uma nova seção: Roda de Amigos. A proposta é convidar sempre alguém de destaque no mundo dos automóveis antigos para uma entrevista coletiva. E como entrevistadores amigos, admiradores e especialistas.
Na primeira edição, que foi ar ontem, temos como entrevistado o ex-piloto Bird Clemente e entre os entrevistadores um grupo de 12 “feras” no tema “automobilismo”. Vale a pena conferir! Ficou muito legal: http://www.maxicar.com.br/old/rodadeamigos/rodadeamigos0901.asp

Cegonhas antigas #3