sexta-feira, 31 de julho de 2009

Passarela II

Falando em Sambódromo, apesar da chuva que castiga São Paulo há dias e dias, a turma pode curtir os carros clássicos de competição na noite de terça passada. A organização preparou esse micro vídeo-clipe. Parece ter sido muito legal!

Passarela I


GT, GTE, GTC, GTI, GTB, P-018, AM3, AM4, AMV... Essa verdadeira sopa de letrinhas estará reunida na próxima terça-feira no Autódromo de São Paulo. É o II Puma Night que reunirá os adeptos de um dos mais importantes esportivos brasileiros de todos os tempos e que teima em permanecer com design atual ao longo dos anos. Serão ao todo 60 exemplares, sendo 32 selecionados para o desfile da noite. Além dos tradicionais Pumas VW e Chevrolet, o evento terá também a participação dos “antepassados” GT Malzoni e Puma DKW. Um ótimo programa pros paulistas.

Pelamordedeus #47


E a Fiat se vangloriando do lançamento da Strada Adventure com cabine dupla! Francamente...

quinta-feira, 30 de julho de 2009

Homenagem #2


Quem gosta do Fusca, o tem como uma grande referência por tudo que ele conhece e tem feito pela preservação dos VWs, não só aqui no Brasil, mas também no exterior. Você já deve ter percebido que estamos falando de Alexander Gromow, do qual o Portal Maxicar tem grande orgulho de manter a coluna Volkswagen World.
E sua fama corre mundo! A revista do Clube do Fusca de Antalaia, da Turquia, acaba de publicar uma reportagem de quatro páginas sobre ele.
Confira a versão on line da publicação. E se por acaso você fala turco, boa leitura!

Homenagem #1


Reunindo grandes especialistas sobre automóveis, o blog Autoentusiastas faz uma homenagem, ao não menos fera José Rezende Mahar, ou simplesmente “Mestre Mahar”. Apaixonado e estudioso sobre tudo que se move desde sempre, o jornalista é referência quando se trata de automóveis antigos. Quem assina o belo artigo é Paulo Keller.

Tintin e os Automóveis #14


terça-feira, 28 de julho de 2009

Nalgum canto do Brasil


Largado no meio de um terreno baldio, em algum lugar do país, um Brasinca 4200 GT, esportivo nacional fabricado anos 1960, mais conhecido simplesmente como Uirapuru. Quem faria uma coisa dessas com um carro cuja produção foi de menos de 80 unidades?
Raridade e qualidades a parte, uma coisa temos que confessar: achamos esse o mais feio esportivo já fabricado no Brasil! O danado é feioso de qualquer ângulo!

Estamos atrasados, hein?!?


Ontem foi o Dia do Motociclista. Para comemorar (mesmo com um dia de traso!), postamos a foto do último trabalho do amigo Antônio Ariel. A Harley Davidson ficou incrível através do olhar do Mestre!

Paixão sem limites

O texto abaixo, publicado com autorização de seu autor, foi enviado ao Beto Cridê (aquele que produz belas miniaturas personalizadas do Fusca) por um fã de seu trabalho. Mostra o quanto pode ser grande a paixão por um automóvel. O Cridê da mensagem é o Fusca do Beto!

"Para o Cridê, aos cuidados do Roberto (Beto).
Acho que vc já deve ter recebido um milhão de emails sobre o quando a sua história, digo a estória que o Cridê relata já emocionou um monte de pessoas...
Diz pro Cridê que fazia tempo que eu não me emocionava tanto, acho que desde que perdi as duas almas que amei muito (meu avô Nano e o meu cachorro Ryan) eu não chorava tanto.
Estou no meu terceiro Fusca, um autêntico 1300 bege 81, chamado "Ace", que eu amo muito cara, já passei por outros carros (antes e junto com ele) e algumas namoradas (inclusive uma esposa também!), mas o Ace sempre esteve comigo e espero que ele esteja sempre, até o dia em que ele se dissolver.
Tenho 35 anos e sou paulistano, daqueles típicos sabe, mas infelizmente não moro mais em SP, moro em Campo Grande no MS com minha namorada gaúcha que também (apesar das resmungadas que ela dá) gosta do Ace.
Cara, que Deus te ilumine sempre e que o Cridê sempre te dê as alegrias que ele tem lhe dado, me emocionei muito, chorei muito mesmo, nem sei mais o que estou escrevendo...
Um grande abraço e segue uma foto minha com o Ace para vc mostrar pro Cridê.
Abraços e logo logo encomendo uma miniatura do Ace com vc!
Seu irmão em VW,
Ricardo"

segunda-feira, 27 de julho de 2009

A volta do Miura


Começa a circular pela internet a notícia sobre o remake do esportivo brasileiro Miura. Dono da marca “Miura” desde 2007, o empresário Alexandre Rangel vem trabalhando desde 2004 no desenvolvimento do novo carro, inspirado naquele que tanto sucesso fez nos anos 1970 e 80. O lançamento está previsto para 2010 e o carro virá equipado com motor 2.0 e câmbio de 5 marchas, além de suspensão independente nas quatro rodas, freiosABS, ar-condicionado, direção hidráulica, volante escamoteável, bancos elétricos, computador de bordo com sintetizador de voz, airbag dianteiro, abertura das portas por controle remoto, interior em couro, faróis escamoteáveis de xenônio, GPS, toca-DVD, sensor de pressão dos pneus e rastreador. Muitos desse itens já equipavam os antigos Miura. Veja os detalhes em http://www.novomiura.com.br/

Contradição


Apesar de fabricado no Brasil desde 1959 (entre 1950 e 1958 era importado) o Fusca só foi chamado oficialmente assim pela Volkswagen a partir de 1984. Antes disso, contrariando a vontade popular, a VW nunca admitiu o apelido, o chamando pelo pomposo nome de Volkswagen Sedan.
Mas curiosamente, em 1974 a própria Volkswagen chamou o carro de Fusca, na propaganda de lançamento do “Super Fuscão 1600 S”. E o mais curioso é que a própria VW resolveu dar um segundo apelido ao carro: “Bizorrão”. Aliás, com a grafia e pronuncia completamente erradas, já que o aumentativo de “besouro” é “besourão”.

Envelhecendo

Nada a ver com carros antigos. Muito a ver com a vida de cada um. Bem feito e emocionante, por isso decidimos postar!

sexta-feira, 24 de julho de 2009

Noite imperdível no Sambódromo


Quem viveu de perto ou é ligado às românticas corridas do passado, não pode perder as atrações da próxima terça-feira no Sambódromo de São Paulo. A noite “Carros de competição de todos os tempos” vai trazer não apenas máquinas incríveis como um Ford A Spreedster 1929 (foto); réplica Maserati 1947, cujo original venceu diversos grandes prêmios, pilotado por Chico Landi; um Opala Stock Car que foi pilotado por Wilson Fittipaldi (com autógrafo do piloto na carroçeria), Karmann Ghia Dacon, mas também contará com a presença de lendas vivas do automobilismo brasileiro como Bird Clemente, Luiz Pereira Bueno, Geraldo Meireles, Anisio Campos, Águia, Jan Balder, Chico Lameirão. Essa é uma noite para não se perder de jeito nenhum!

Capeta em Brasília


No final da semana passada, o Portal Maxicar teve o prazer de publicar a história de um resgate, contada por seu próprio protagonista. Estamos nos referindo ao resgate do Willys Capeta, que depois de anos apodrecendo do extinto Museu de Caçapava, foi enviado para o Museu do Automóvel de Brasília, cujo próprio curador, Roberto contou como foi na reportagem “Ford salva o Willys Capeta, primeiro esportivo nacional”.
Lamentavelmente o carro foi bastante maltratado, devido a anos de abandono, tendo tido roubados o volante, os bancos e outras peças. Agora tivemos acesso a duas fotos do interior depenado do carro, que já devidamente instalado no Distrito Federal. As imagens são do antigomobilista Amilton Cabral Júnior.

Tintin e os automóveis #13


quinta-feira, 23 de julho de 2009

Bandidos da fronteira


Saiu no Jornal Zero Hora de Porto Alegre de ontem:


“A Polícia Rodoviária Federal (PRF) e a Receita Federal apreenderam na manhã desta quarta-feira seis carros antigos e 200 mil CDs e DVDs virgens em Eldorado do Sul. Os veículos e os produtos piratas estavam em duas carretas e um caminhão que viajavam juntos. Eles foram parados em um posto de combustíveis no km 108 da BR-290 e, no local, fiscais da Receita verificaram que a documentação estava irregular.

Cada carreta levava três carros velhos trazidos do Uruguai, que seriam reformados para venda a colecionadores no Brasil. As placas dos automóveis, que estavam cobertos por lonas, eram clonadas para parecerem veículos brasileiros regulares.”

Por isso, todo cuidado é pouco na hora de comprar carro antigo. Duvide de quem lhe promete fazer o milagre de legalizar veículo sem documentos que nunca foi cadastrado no DETRAN brasileiro. Tenha certeza: de cada carro contrabandeado apreendido na fronteira, outros tantos acabam entrando ilegalmente!

Os carros do Rei


O Caderno Carro & ETC do O Globo publicou essa semana uma matéria especial sobre os carros da vida de Roberto Carlos. O objetivo foi mostrar que neste 50 anos de carreira, o cantor sempre foi muito ligado aos automóveis, seja em seus diversos filmes, seja também na vida real. Quem assina é o jornalista Jason Vogel.

quarta-feira, 22 de julho de 2009

Adeus macaco

Essa é uma daquelas invenções que nos fazem perguntar: “Como é que ninguém havia pensado nisso antes?” Imagine a seguinte situação: você vem tranqüilamente dirigindo o seu carro, quando de repente fura o pneu. Ao invés de ir ao porta-malas atrás do macaco, você simplesmente aperta um botão no painel e como num passe de mágica o automóvel se ergue para que você possa trocar o pneu.
Essa idéia simples e genial (como geniais são sempre as idéias mais simples!) é do inventor carioca Edimauro Souza. Ele criou um macaco hidráulico pneumático, que já viria instalado de fábrica e cujo acionamento é independente para cada uma das rodas e acionado através de botões no painel, levando apenas 5 segundos para levantar o carro. Simples assim!
O invento já está protocolado no INPI e Edimauro precisa agora de financiamento para desenvolver o protótipo, para então apresentar a alguma montadora que possa se interessar em incorporar o equipamento na linha de produção. Contatos com o inventor pelo e-mail edimauro5@hotmail.com

Direto do Oriente


Até 1979 o Irã era governado pelo Xá Reza Pahlevi, uma espécie de rei, que acabou sendo derrubado pela Revolução Islâmica que deu o poder ao Aiatolá Khomeini, regime que vigora até hoje. Acusado na época de corrupção e ditadura, o Xá se exilou nos Estados Unidos.
Aconteceu no último final de semana uma exposição no palácio de Niavaran, em Teerã que reuniu cerca 60 automóveis antigos que pertenceu ao Xá, agora já falecido. Rolls-Royce Phantom VI, Mercedes Benz “Asa de Gaivota”, Stubaker Erskine, Hillman Minx Drop Head, MGs e Jaguar E-type foram algumas das preciosidades. Só não ficou claro a quem pertence hoje a coleção.

Excesso de confiança


segunda-feira, 20 de julho de 2009

Sinceridade absoluta


Quando se pensa em automóvel esportivo, a primeira coisa que vem à nossa cabeça é o alto desempenho. Mas essa regra quase nunca valeu para os esportivos brasileiros dos anos 1960 e início dos 70. Interlagos, Gordini 1093, Karmann Ghia, Gt Malzoni, Puma DKW e Corcel GT são apenas alguns exemplos de esportivos, que não tinham a alta velocidade como um dos principais predicados.
E as montadores tinham consciência disso! Veja só esse ultra-sincero anuncio do Karmann Ghia de 1968, ano em que seu motor passou do 1200 para o 1500. A propaganda é clara: você jamais ganharia uma corrida a bordo de um Karmann Ghia. O objetivo foi mostrar que, apesar disso, você tinha muitas outras vantagens ao comprar um Karmann Ghia, como por exemplo a mecânica confiável e de fácil manutenção e, é claro, seu estilo e beleza ainda hoje insuperáveis.

Ateliê de arte #2

Dia desses publicamos um vídeo com a linha de montagem do lendário Porsche 356. Veja agora a segunda parte, dedicada à parte mecânica. Também sem trilha sonora.

Tintin e os automóveis #12


sexta-feira, 17 de julho de 2009

quinta-feira, 16 de julho de 2009

Das profundezas do lago gelado

Tudo é possível, quando o assunto é automóvel antigo. Foi encontrado no último final de semana no fundo de um lago na Suíça um Bugatti Brescia fabricado na década de 1920. O carro ficou por lá durante 70 anos, a uma profundidade de mais de cinqüenta metros. Só restou na verdade meio automóvel, mas pelo tempo, até que ainda foi muito! Agora o esportivo está em exposição na cidade de Ascona e em breve será leiloado.



Dica do João Pedro Gazineu

quarta-feira, 15 de julho de 2009

Monza #2


Um dos maiores sucessos de venda no Brasil da década de 80, o Monza teve em 1990 uma série especialíssima, que figura entre as mais raras hoje em dia. Em homenagem à vitória de Emerson Fitippaldi nas 500 Milhas de Indianápolis, foi criada em 1990 a série 500EF, que juntava luxo e espírito esportivo neste modelo da Chevrolet. Conheça os detalhes da versão na ótima reportagem de Fernando Cappelli com fotos fotos de Marcello Garcia para o site da revista Street Custons.

Monza #1


Parece mentira, mas isso existiu no final dos anos 80. Alguém notou que o Monza tinha linhas bastante parecidas com os Mercedes Benz da época e resolveu vender kits para a transformação, que incluíam grade, faróis, lanternas, piscas, parachoques, calotas e logomarcas. Por dentro do carro tudo se mantinha normal. E o feliz proprietário saia por ai curtindo uma de carro importado, coisa rara, já que na ocasião as importações eram proibidas. E até que a transformação enganava muito bem! Veja o carro branco no detalhe. É uma autêntica 180E. Não são parecidos?

É fogo!

Opala pega fogo no encontro do modelo que aconteceu ontem a noite no Sambódromo de São Paulo, SP. O que chama a atenção nas imagens é a falta de segurança na pista, com carros fazendo exibições de arrancada e cantadas de pneu, enquanto pessoas circulam livremente e a falta de preparo da organização para apagar rapidamente o incêndio.



Dica do Odair Ferraz

Tintin e os Automóveis #11


terça-feira, 14 de julho de 2009

Ateliê de arte

Linha de montagem do Porsche 356. Vídeo histórico. Pena que não tem um fundinho musical. Dica do mestre Mahar.

Pelamordedeus#46


A turma anda inspirada ultimamente! Este é Opalio (assim mesmo, tudo junto!). Quem sabe a Fiat, que já tem participação na Chrysler, não está também querendo dar uma ajuda a GM, que anda na pindaíba, desenvolvendo este híbrido de Palio e Opala?

Dica do Odair Ferraz

segunda-feira, 13 de julho de 2009

Dia de Rock

Hoje é o Dia Internacional do Rock. Para comemorar, nada melhor que um super clássico. Born to be wild é a música tema so filme Easy Rider (Sem Destino, no Brasil), de 1969. Aliás, um filme simplesmente imperdível. Se ainda não teve a oportunidade de ver, corra já para a sua locadora preferida!

Mundo pequeno


Curitiba sediou neste final de semana um grande evento de pequenos veículos. O encontro reuniu 53 colecionadores de miniaturas do sul do Brasil, que juntos apresentaram mais de 25 mil carrinhos, de varias escalas e épocas. A reportagem completa está no site Paraná On Line.

sexta-feira, 10 de julho de 2009

Bodas de ouro

Na véspera do show do Maracanã que comemora os 50 anos de carreira de Roberto Carlos, um clipe em sua homenagem. Cena de perseguição do filme “Roberto Carlos em Ritmo de Aventura”.

Pelamordedeus #45


Um Fusca com “nariz de bala”. Seria esse um projeto ultrasecreto da Volkswagen no final dos anos 1940, para concorrer com o Studebaker, o Ford Custom e o Tucker Torpedo?

quinta-feira, 9 de julho de 2009

Inovador


Em 2009 faz 25 anos do lançamento do Santana no Brasil. Fabricado primeiramente na Europa, foi o primeiro carro de luxo da Volksvagen brasileira e acabou se tornando o grande sucesso que todos nós já conhecemos. E merecidamente, já que se trata de um grande automóvel. Para comemorar a data, o site da revista Autoesporte acaba de republicar em seu site o primeiro teste do novo carro que publicou na revista. Confira!

Estamos no Twitter


Agora você pode acompanhar as atualizações e novidades do Portal Maxicar através do Twitter, essa nova mania da internet mundial. Acesse www.twitter.com/portalmaxicar

O Karmann Ghia do irmão do Décio


Já falamos aqui do trabalho fantástico do talentoso Du Oliveira. Além de irmão do Décio, Du é design gráfico especializado em modelagem em 3D e ficou famoso entre os amantes dos automóveis antigos por fazer releituras atualizadas de diversos automóveis nacionais. Rural, Galaxie, Opala, Maverick, Corcel II... muitos carros já passaram pela prancheta virtual e imaginação dele. Ja mereceu reportagem até no Autoesporte, da Rede Globo. Agora é a vez do “clássico dos clássicos”, o Karmann Ghia, receber uma repaginada. O resultado foi no geral excelente. O carro ficou moderno, mas manteve as linhas originais. Só não gostamos das rodas, que além de grandes demais, tem a aparência dessas calotas plásticas vagabundas de hoje em dia.
Quer conhecer a garagem do irmão do Décio? Acesse http://www.irmaododecio.blogspot.com/
Mas é bom que fique claro: esses são apenas ensaios sem compromisso. Todos esses carros redesenhados por ele não serão relançados por suas respectivas montadoras. Já recebemos alguns e-mails dizendo tratar-se de automóveis prestes a serem fabricados. Não é nada disso!

terça-feira, 7 de julho de 2009

Começo do fim? #2


Falávamos ontem sobre o primeiro leilão de automóveis antigos da Ulbra. Os primeiros lotes serão leiloados no próximo dia 20, no Canoas Parque Hotel, em Canoas-RS. A lista dos automóveis segue abaixo. Alfa Romeo 2300 1983 por R$ 120 mil como lance inicial... Das duas uma: ou estão querendo recuperar o prejuízo rapidamente (e vão cair do cavalo), ou o avaliador não entende nada de automóvel antigo. Onde já se viu?

Grego

É em alemão e não entendemos nada! Mas achamos muito legal. Se alguém souber traduzir...

Tintin e os automóveis #9


segunda-feira, 6 de julho de 2009

Começo do fim?


Mergulhada em dívidas, terá início no mês que vem uma série de leilões envolvendo o patrimônio da Ulbra (Universidade Luterana do Brasil), no valor de mais de 120 milhões de reais. Entre os bens, além de imóveis, o acervo de automóveis daquele que é o maior museu de seu gênero na América Latina: o Museu da Tecnologia, em Canoas-RS.
O primeiro leilão acontece no dia 20 de julho e entre os automóveis a serem vendidos no primeiro lote encontra-se um dos mais importantes do museu: o Rolls Royce Limousine 1956, cujo lance inicial será de R$ 250 mil. Mas a expectativa é que o carro seja vendido por mais de R$ 1 milhão.
Serão diversos leilões até o final do ano. É mesmo uma grande pena!

Futuro campeão

Essa quem nos mandou foi Juliano Della Rosa, de Poços de Caldas-MG, com o seguinte texto:

"Observe bem a foto. Note a placa do antigo DKW: Rallye Poços de Caldas.
Agora observe mais um pouco. Conhece as pessoas? O menino? Clique na imagem para vê-la ampliada. Ainda não sabe quem são? Uma dica: o casal é Wilson e Juze. Ficou mais fácil? Ainda não? E o sobrenome Fittipaldi, diz alguma coisa? Isso mesmo, Émerson Fittipaldi é o menino sério que aparece na foto. Anos mais tarde o garoto seria campeão na Fórmula 1, na Indy, ganharia a 500 Milhas de Indianápolis, além de fundador da equipe Copersucar-Fittipaldi.
A foto integrou um anúncio da Pirelli."

sexta-feira, 3 de julho de 2009

Racha


Fotos e mais fotos de provas de arrancada no estado americano da Virginia, nos anos 1960. A dica é de mestre Mahar e as fotos estão aqui!

Mistééééééério!


A carroceria deste misterioso carro esportivo encontra-se largada a própria sorte numa rua qualquer da periferia de uma cidade de nosso imenso Brasil. Alguém saberia dizer que carro é esse?

quinta-feira, 2 de julho de 2009

Design é isso!


Veja só que maravilha automotiva. Linhas arredondadas e fluidas, dando a incrível sensação de velocidade, mesmo estando parado. Design futurista, tipo carro-conceito. Cromados na medida certa. Trata-se de um francês Delahaye Type 165, com carroceria da encarroçadora Figoni & Falachi. Obra de arte! Detalhe: fabricado em 1939.

Dica do Daniel Premaor, do FNVA

Mickey. O Thompson, não o Mouse

Jornalista, piloto campeão e recordista de velocidade, fabricante de pneus, empresário de automobilismo. Esse era Mickey Thompson, uma verdadeira lenda americana, cruelmente assassinado em 1988. Sua trajetória é contada agora no livro “Mickey Thompson: The Fast Life and Tragic Death of a Racing Legend”, que acaba de ser lançado nos Estados Unidos. Veja os detalhes no site da revista Street Custons.

Tintin e os Automóveis #8