quarta-feira, 30 de abril de 2008

De Fusca e Fogão


Misto de chefe de cozinha, apresentador, celebridade e agora também ator, o francês Olivier Arquier apresenta no próximo dia 9 de maio, sexta-feira, às 9 da noite, o espetáculo Olivier, Fusca e Fogão. O evento acontece no Teatro da Aliança Francesa, na Rua General Jardim, 82, no Centro da capital paulista. Ervin Moretti, diretor do Fusca Clube do Brasil (SP), avisa que estão reservados 50 lugares para os membros do clube, que terão direito a 30% de desconto no valor do ingresso. Promete ser um ótimo programa!

terça-feira, 29 de abril de 2008

Hot rod virtual

O vídeo abaixo mostra como é fácil hoje em dia alterar digitalmente qualquer imagem, inclusive de um automóvel antigo, utilizando programas como o Adobe Photoshop. O resultado dessa apresentação não é nenhuma obra prima, mas serve de alerta para quem deseja comprar um automóvel antigo pela internet. É por isso que nós do Portal Maxicar, sempre aconselhamos nossos clientes a verem o carro pessoalmente, por melhor estado em que ele esteja nas fotos, antes de fechar negócio.

Propagandas Antigas #4


segunda-feira, 28 de abril de 2008

Em busca do Sierra


Não, o assunto aqui não é o José Serra, governador de São Paulo. Mas sim do Sierra, esse “semi-antigo” com jeitão de Escort. Um projeto da Ford Européia e que também foi fabricado na Argentina e Venezuela, na década de 1980. Quem procura um exemplar há muito tempo sem sucesso é Evandro Garcia, morador de São Paulo. Ele nos conta que serve qualquer uma das versões - GL, GHIA ou XR4 – e que pesquisando nos fórums pela internet, descobriu que existem alguns exemplares desse modelo rodando no Brasil, porém ainda não teve a oportunidade nem de ver um de perto. Qualquer informação, entre em contato conosco pelo e-mail maxicar@maxicar.com.br

Essa foi por pouco

Veja a sequência de fotos abaixo. Na primeira o Opalão está todo orgulhoso, em exposição no XIII Encontro Paulista de Águas de Lindóia, que aconteceu há 10 dias. Na segunda, na calada da noite, o freio de mão falha e o carro desce a rampa gramada, quase indo parar dentro do lago da praça Adhemar de Barros. Como diria o antigo locutor esportivo: “Por pouco, pouco, muito pouco, pouco mesmo!”


Colaboração: Edi - Fusca Clube ABC

sexta-feira, 25 de abril de 2008

Pega, ladrão!


Nosso amigo Edi do Fusca Clube ABC nos mandou a informação que o Fusca 1964 acima foi roubado no último dia 22 de abril, na Zona Norte de São Paulo. Sua placa é CSP 2494. Qualquer notícia, por favor entrem em contato com Everton, pelo telefone (11) 8309-7251.

Propagandas Antigas #3


quinta-feira, 24 de abril de 2008

Tecnologia de ponta

Apresentamos em primeira mão o maior avanço tecnológico de todos os termos de vidros elétricos. Um moderníssimo equipamento, que se adapta inclusive a veículos antigos de qualquer ano e modelo.

quarta-feira, 23 de abril de 2008

Envemo na rede


Um grupo de aficionados pelas réplicas do Porsche 356 fabricados pela extinta fábrica brasileira Envemo, os chamados Super 90, estão criando um site inteiramente dedicado a esse esportivo de sucesso. A página ainda não tem endereço, mas a turma já está montando o cadastro dos Envemo Super 90 ainda existentes. Para maiores informações, fazer contato com Renato Bianco, através do e-mail r.bianconi@uol.com.br .

A réplica Super 90 da Envemo é considerada a mais fiel e bem feita já produzida em todo o mundo. Diz a lenda que, num ato de extrema ousadia, Luís Fernando Gonçalves, dono da Envemo, após apresentar sua réplica na Feira de Hannover (Alemanha) nos anos 1970, decidiu levar um exemplar diretamente à fabrica da Porsche em Stuttgart. Sua réplica foi muito elogiada pelos legítimos “pais da criança”. O último Envemo Super 90 foi fabricado em 1983 e hoje é bastante cobiçado pelos colecionadores.
Hããã... Já íamos nos esquecendo: na foto acima, o carro da direita é o legítimo Porsche 356, 1962.

É de pequenino...


Recebemos do antigomobilista e amigo Rodrigo Basílio Galvão, diretor da Associação de Veículos Antigos de Leopoldina – MG, essa lindeza de foto, com a seguinte mensagem:

“Estou mandando essa foto pra vocês por que achei muito legal. É meu filho de 1 ano e 2 meses (Gabriel Galvão). Após me observar regular o platinado do Galaxie ficou resmungando e então o sentei no compressor do ar e, como tinha deixado as ferramentas em cima do filtro de ar, ele pegou e tentou me imitar...E então, vai ser dedicado ou não?”

terça-feira, 22 de abril de 2008

Eterno sucesso


O portal G1 acaba de publicar uma entrevista com ex-ator e policial Carlos Miranda. O objetivo foi mostrar que mesmo tendo estreado na TV há mais de 40 anos, o eterno Vigilante Rodoviário é assediado pelos fãs até hoje. E quem já esteve pessoalmente com Miranda em algum evento pôde comprovar isso. Clique aqui e confira a matéria.

Besouro-home



Que tal transformar seu Fusca num motorhome e sair mundo afora, sem destino e sem data pra voltar? Que delícia, hein?

Taí o projeto. Mãos à obra!




sexta-feira, 18 de abril de 2008

Arte pura


Nosso amigo Dan Palatnik nos enviou três de suas novas criações, desnvolvidas em 3D. Trata-se da linha Chevrolet 1954 que nesta época era dividida em três modelos: 150 (básico), 210 (intermediário) e Bel Air (top), que por sua vez possuiam diversas versões entre coupé, sedan, etc. Repare nos três carros. As diferenças estéticas não eram muito acentuadas: apenas frisos, cromados, rodas e calotas. No interior padrões de acabamento distintos para cada versão. Visite a garagem virtual do artista Dan Palatnik.

Antigas propagandas #2


Eternos concorrentes.

quinta-feira, 17 de abril de 2008

Clássicos na tela (mas não do cinema)


O simpático casal de brilhantes artistas plásticos Helena e Sérgio Dotta realizam entre os dias 15 e 27 de abril a exposição “As Grandes Máquinas”, no Alphaville Tênis Clube, em Barueri –SP. Suas obras quase sempre em preto e branco, são marcadas um por profundo realismo. Sérgio e Helena foram recentemente os “Colunistas Convidados” do Portal Maxicar.

Vai uma Ferrari aí?


Uma oportunidade imperdível para quem tem paixão pelo cavalinho rampante e muito dinheiro sobrando. A Farrari acaba de anunciar que irá realizar em maio o leilão "Ferrari: Leggenda e Passione", quando serão vendidos carros de rua e de pista fabricados nos últimos 50 anos. O evento acontecerá na própria sede da empresa, na cidade italiana de Maranello. Entre as preciosidades, a 340 America Ghia Coupé, a California Spyder, a 212 Inter Coupé Pininfarina (foto), além de dois Fórmula 1 pilotados por Michael Schumacher nos anos de 1997 e 2000.

quarta-feira, 16 de abril de 2008

Opcional


A esmagadora maioria dos Fuscas fabricados entre 1967 e o primeiro semestre de 1970 (os 1ª Série) saiam de fábrica com o interior preto. Mas havia duas cores opcionais, que normalmente eram desprezadas pelos felizes compradores: a “Branco Gelo” e a “Vermelho Turim”. Hoje, os Volkswagens neste padrão são verdadeiras moscas brancas. Nosso amigo Cristóvão, de Petrópolis, encontrou uma dessas raridades. Trata-se de um 1970 Branco Lótus, com o interior no padrão “Vermelho Turim” ainda de fábrica. O carro passou por uma leve restauração e ficou mesmo impecável. Possui ainda o Manual do proprietário e as chaves reserva. O rapaz, que já possuia uma bela Kombi dos nos 60, está todo orgulhoso com seu novo brinquedo e fazendo inveja aos “fuscamaníacos”.

Pelamordedeus #21


Sem comentários...

terça-feira, 15 de abril de 2008

Protótipos estranhos

Ao longo da história do automóvel, muitos brasileiros já se aventuraram a criar projetos, muitos deles genuinamente nacionais. Inúmeros entraram em produção e fizeram muito sucesso. Outros, ficaram apenas no protótipo. E entre esses, alguns carros muuuuuito estranhos. Veja alguns exemplos:


- Kusters 1932 – Criação do baiano Joaquim Küsters, feito sobre o chassi de Alfa Romeo


- Centaurus 400 1956 – Triciclo criado por Renato Heinzelmann e Kleber de Araújo, de Belo Horizonte. Tinah motor 2 tempos de apenas 12 hps.


Joagar 1956 – Projeto desenvolvido pelo mecânico Joaquim Garcia, de Jaboticabal, interior de São Paulo.


Gurgel 1965 – Conversível com motor de 2 cilindros e 2 tempos. Parecia um automóvel de brinquedo


GT Pirão 1966 – Desenvolvido no Rio de Janeiro por Fernando Ribeiro dos Santos. Acarroceria era em fibra de vidro e seu motor tinha apenas 23 cavalos. Possuia portas ao estilo “asas de gaivota”. Até o nome é esquisito.



Consulta: www.carroantigo.com - o excelente site do Clube do Carro Antigo de Londrina, PR

Fora frio!


Após o grande sucesso de sua linha de camisetas e bonés bordados, o Portal Maxicar está comercializando moletons dentro do mais alto padrão de qualidade. São mais de 50 modelos de carros e motos e você pode escolher não só a cor do moleton, mas também a cor do veículo a ser bordado, criando assim ínumeras possibilidades.
Neste inverno fique aquecido, na moda e leve no peito o veículo do seu coração.
www.maxicar.com.br/old/shop/tshirt/shop_tshirt_bordadas_moleton.asp

segunda-feira, 14 de abril de 2008

É chão, hein?!?


Que tal rodar 2.500 quilômetros a bordo de um Jeepster 1949, por exemplo? Pois foi a isso que um grupo de 7 apaixonados por automóveis antigos de Teresina-PI se propôs. Eles são membros do Clube do Carro Antigo do Piauí e estão neste momento fazendo esta baita viagem com destino ao XIII Encontro Paulista de Autos Antigos de Águas de Lindóia. Além do Jeepster (Já ouviu falar? É esse carrinho simpático aí da foto!) há uma Chevrolet Brasil 1963 e um Ford Fairlane, também 1963. Vai dizer que você nunca sonhou em fazer uma viagem como essa?

Pelamordedeus #20


A moda dos off-roads de boutique chegou mesmo pra ficar. Mas olhando bem, até que a Belina ficou bastante estilosa!

quinta-feira, 10 de abril de 2008

Suicida



O Lincoln Continental concorre diretamente com o Cadillac, por exemplo, como um dos mais sofisticados automóveis americanos. Lançado nos anos 40, teve sua produção interrompida durante a II Guerra Mundial, só retornando em 1955, agora totalmente remodelado.
Um exemplar 1961 ficou mundialmente conhecido, por um motivo trágico: foi nele que o presidente dos Estados Unidos, John Kennedy foi assassinado.
E são justamente os fabricados nos anos 1960 os modelos mais espetaculares, com suas portas suicidas, sobretudo os conversíveis. Conheça um curioso site que traz os modelos fabricados neste período. Mas não espere encotrar a história, ficha técnica e outras informações. A página limita-se a mostrar muitas fotos, ano a ano e links e mais links de sites sobre o modelo. http://www.suicidelincolns.com/



quarta-feira, 9 de abril de 2008

Sem lenço...


Objetivo: arrecadar fundos para uma ONG humanitária
Missão: ir da Alemanha (Europa) ao Cambodja (Asia), a bordo de três carros, divulgando a entidade e fazendo a arrecadação
Os carros escolhidos: velhos Trabants, fabricados na extinta Alemanha Ocidental.
Foi assim que quatro jovens percorreram 26 mil quilômetros, durante os 5 meses de uma viagem com muitas aventuras, amizades e consertos. Veja como tudo aconteceu no site: http://www.trabanttrek.org/

Feito em casa

Costumamos postar aqui vídeos interessantes sobre veículos antigos, disponíveis do Youtube. Desta vez, vamos fazer diferente! Vamos postar o vídeoclipe de nossa própria autoria, do IX Encontro de Automóveis Antigos Itapneus, que aconteceu no último domingo, em Itaipava – Petrópolis, RJ. Quer ver a cobertura completa e repleta de fotos? Visite: http://www.maxicar.com.br/old/eventosefatos/itapneus_2008_cob.asp

segunda-feira, 7 de abril de 2008

Parece mentira


Em 1970 Judy Smongesky, moradora de Bellflower, Estados Unidos, ganhou de seu pai um belo Mustang Hardtop, 1965, comprado em uma agência de automóveis. Apaixonada pelo carro, o manteve até hoje. Agora, 38 anos depois, decidiu vendê-lo. Para sua surpresa, descobriu que o carro havia sido roubado 1 mês antes da compra, na cidade de Burbank. Seu legítimo proprietário, Eugene Brakke, que curtiu o clássico por apenas 5 anos, irá recebê-lo de volta, porém um tanto contráriado, já que neste período o carro ganhou nova cor e já rodou 480 mil quilômetros.
Deve ser muito triste viver num país onde o Departamento de Trânsito tem tamanha desorganização!

sexta-feira, 4 de abril de 2008

O encontro

“...A paixão começou em uma manhã de domingo. O modelo na chamativa cor Inca foi destaque no programa Auto Esporte e o coração bateu mais forte. ‘Eu tinha que ter um carro idêntico àquele’, conta...”
“...Mas a surpresa viria ao abrir o porta-luvas. Lá dentro uma folha amassada revelava um e-mail do programa Auto Esporte. Era exatamente o mesmo carro!”


Ficou curioso? Então conheça na íntegra essa que é uma daquelas incríveis histórias envolvendo carros antigos, contada com habitual maestria por nosso amigo Renato Bellote. E as fotos, então?!?
http://nagaragem.blig.ig.com.br/

Menino mal (o carro!)

E lá se vão 22 anos desde o lançamento de Cobra, estrelado por Sylvester Stallone. O carro do filme roubou a cena e fez história: um Mercury 1949 Hot com pintura fosca e cara de mal. Hoje, quem tem um desses modificado, com certeza se inspirou de alguma forma na máquina do cinema.

quinta-feira, 3 de abril de 2008

Antyqua on-line

A Antyqua - Organização e Promoção de Eventos, de nossa amiga e colunista Elisa Nascimento, acaba de inaugurar seu web site. Você que gosta de automóveis antigos e de belas viagens, vai poder ficar ligado nos “Roteiros Clássicos” do Brasil e do mundo, que sempre serão oferecidos na página. Além disso, há uma série de atrações voltadas ao universo dos clássicos: notícias, eventos, museus, links interessantes e artigos de especialistas. E na estréia, um texto de Henrique Thielmann, presidente da Federação Brasileira de Veículos Antigos, FBVA.
O Portal Maxicar parabeniza Elisa Nascimento por esta nova etapa de sua atividade!
http://www.antyqua.com.br/

Classe, muita classe!


O design e a sofisticação dos automóveis de luxo dos anos 1930 se mantém admiráveis e talvez até insuperáveis até hoje, 80 anos depois. Na maioria das vezes eram obras de arte das chamadas encarroçadoras, empresas que desenvolviam projetos especiais, caríssimos, sob o chassi das principais marcas. Carros das possibilidades apenas daqueles mais abastados. São so casos do Duesemberg e do Delahauye acima. Criações dos estudios Bohman and Schwartz e Figoni et Falaschi, respectivamente.

Sonhando acordado

Já saiu o resultado da promoção “Sonho Sobre Rodas”, um concurso realizado pelo Portal Maxicar, em parceria com a revista A Biela. A pergunta era: “Qual o veículo antigo dos seus sonhos?”. Os 5 escolhidos, entre 250 participantes, irão receber em casa os próximos 3 números de A Biela, além de terem suas histórias publicadas na própria revista. Confira a matéria completa!

terça-feira, 1 de abril de 2008

Os “bullet-nose”


Os anos 50 no Estados Unidos foram marcados por carros com design que lembravam a indústria aeronáutica e bélica. Tudo por conta da euforia americana devido à campanha vitoriosa na Segunda Guerra Mundial. O mercado ficou repleto de automóveis com grandes asas, carrocerias aerodinâminas, com formato de avião, foquete... E havia também os carros com a frente “Bullet Nose”, em português “Nariz Bala”. E três modelos disputam o titulo de criador desta moda. Alías, três carros incríveis, com histórias revolucionárias: o Tucker Torpedo, o Ford Custom e o Studebacker Champion. Apesar de lançado somente em 1950 (2 anos após os concorrentes), a criação é creditada ao Champion. Segundo os historiadores, já haviam esboços do modelo em 1943. Seria um caso de espionagem industrial?

Pelamordedeus #19



Não! Não é uma miragem! Este Fuscolara existe e está em Botucatu, interior de São Paulo. Por que será que sempre usam o Fusca pra fazer essas aberrações? Que perseguição!

Dica do companheiro Germânio, do FNVA