terça-feira, 31 de julho de 2007

Cobertura

Acompanhe no Portal Maxicar a cobertura do 15° Encontro do Automóvel Antigo, que aconteceu no último final de semana em Juiz de Fora, MG. www.maxicar.com.br/old/eventosefatos/eventosefatos.asp

O poder da velocidade 1

183 peças, entre pinturas, esculturas, filmes, fotografias, objetos de design e carros. Assim é a mostra "Speed - A Arte da Velocidade", em cartaz na Casa Fiat de Cultura até 30 de setembro. A exposição é uma homenagem ao “Manifesto Futurista”, que em 2009 completa 100 anos. A mostra apresenta diversos automóveis antigos. O endereço da Casa Fiat de Cultura é Rua Jornalista Djalma de Andrade, 1250 - Belvedere - Nova Lima, MG. Detalhes em http://www.casafiatdecultura.com.br/

O poder da velocidade 2

Antes que alguém pergunte: "O que diabos é esse tal 'Manifesto Futurista'?", eis a explicação de Cláudio de Souza, editor do site Uol Carros:
“O Manifesto Futurista foi lançado em 1909 por Filippo Tommaso Marinetti e é certamente o mais agressivo e belicoso documento estético de memória recente, e ajudou a fazer do futurismo um "patinho feio" das vanguardas do início do século 20 (dadaísmo, surrealismo, cubismo), pela apologia quase demencial da máquina e da violência, além de uma aberta misoginia: "Queremos glorificar a guerra (a única cura para o mundo), o militarismo, o patriotismo, o destrutivo gesto dos anarquistas, as idéias belas que matam, e o desprezo pela mulher" (sic), propõe. A ironia é que o elogio à velocidade e potência das máquina dirigia-se a aparelhos da época que, hoje, pareceriam tartarugas.”
Então tá explicado!

sexta-feira, 27 de julho de 2007

Antigos em Juiz de Fora


Começa hoje e vai até domingo o 15° Encontro do Automóvel Antigo de Juiz de Fora, MG. Desta vez o evento nas modernas instalações do Expominas, às margens da Rodovia BR-040. Um programaço pra quem curte carros antigos. Detalhes aqui!

Outros tempos


O anúncio acima, do Aero Willys “Bolinha”, foi publicado na revista Seleções do Reader’s Digest de março de 1962. Propaganda do tempo em que o consumidor era tratado de “Vossa Senhoria” e se utilizava palavras como “automovilista”, “fortitude” e “increiveis”. Bons tempos, hein!?!

quinta-feira, 26 de julho de 2007

(D)efeitos especiais

O vídeo abaixo é de um antigo comercial da Simca Chambord brasileira. Foi postado no Youtube pelo amigo André Grigorevski, do Passat Clube do Rio de Janeiro. Note que a paisagem do anúncio é bastante européia e a placa do carro bem diferente da nacional daquela época. Sugere que foi produzido pela matriz Simca francesa. Os efeitos especiais, do carro andando sem motorista são o ápice da produção! Uma época mais inocente, em que todos éramos muito mais felizes!

quarta-feira, 25 de julho de 2007

Mais clássicos em nossa garagem III


Agora é a vez de dois super esportivos nacionais dos anos 70! O Portal Maxicar acaba de incluir em sua linha de bonés o Maverick GT e o Passat TS. Quer comprar o seu? www.maxicar.com.br/old/shop/shop_bones.asp

terça-feira, 24 de julho de 2007

De Hollywood para a sua garagem

É um museu, mas todo seu acervo está a venda. Estranho, não? É o Volo Auto Museum, na cidade de mesmo nome, em Illinois, EUA. Entre os destaques do acervo, carros que participaram de famosos filmes de Hollywood. É possível comprar carros famossísimos e outros não tão famosos assim. Só depende do bolso!
Alguns exemplos:
- Carro elétrico, de Os Flintstones
- Mustang Fatback 1970, de Velozes e Furiosos
- Ford Taurus 1998, de Robocop 3
- Ford Crown Victoria 1987, de MIB, Homens de Preto
- Cadillac Eldorado 1983, de 60 Segundos
- Cadillac Hot 1951, de Herbie, Meu Fusca Turbinado
- Dodge Charger 1969, o General Lee, da série Os Gatões. Segundo o museu este é um autêntico exemplar, por isso custa US$ 90.000,00

Se um desses carros lhe interessou, uma ótima notícia: em alguns casos é possivel negociar um financiamento. O que você está esperando? Visite agora mesmo a versão virtual do Museu: http://www.volocars.com/

sexta-feira, 20 de julho de 2007

Dodge poderá ganhar museu

A iniciativa é de Alexandre Badolato. Seu sonho: reunir num museu os diversos automóveis da linha Dodge, fabricados pela Chrysler do Brasil entre os anos de 1969 e 1982, quando a montadora foi adquirida pela Volkswagen e teve sua linha de produção encerrada. No momento, Badolato está restaurando 8 carros, que farão parte do acervo. Entre eles, o último Dodge Dart fabricado no Brasil (e também no mundo!). O projeto é ambicioso e tem tudo para ser um tremendo sucesso. Veja detalhes no web site do museu, que infelizmente está um pouco desatualizado.

quinta-feira, 19 de julho de 2007

O mais antigo do mundo vai a leilão

2 milhões de dólares! Essa é a estimativa do preço de venda de “A Marquesa”, o carro mais antigo do mundo, que irá a leilão ainda este mês. Produzido pelo Conde francês De Dion em 1884, o carro é movido a vapor, resultado da combustão de uma mistura de carvão, lenha e papel. Mas não o menospreze! segundo especialistas, o estranho automóvel pode atingir 61 quilômetros por hora. Imagine esta velocidade no Século Dezenove!

Por falar em antiguidade...

O carro aí da foto ao lado não é o mais antigo do mundo, mas é o Cadillac mais antigo que se tem conhecimento hoje. É o automóvel de número 13 da marca. Dos outros 12 primeiros, não se tem notícias. Chamado Model A e fabricado em 1903, ele irá a leilão que será realizado em breve em Monterrey, EUA.

Haja verniz!

O marceneiro catarinense Hermínio Suppi tem duas grandes paixões: madeira (é claro!) e automóveis. Juntando o útil ao agradável, acaba de apresentar o Suppi II, um carro com mecânica VW e carroceria produzida totalmente em madeira. O carro só tem um defeito: é vulnerável a cupins! Veja a matéria completa no Jornal O Momento, de Lages-SC.

quarta-feira, 18 de julho de 2007

Um símbolo francês

O caderno CarroEtc do Jornal O Globo de hoje traz uma brilhante reportagem de Jason Vogel. O relato de uma recente viagem de aventura com 2.700 quilômetros a bordo de um Citroén 2CV. O maior desafio de todos foi a subida dos Pirineus, a apenas 30 quilômetros por hora, com seu motor de 2 cilindros e a diminuta potência de 29 cavalos. Mas como era de se esperar o “La Deuche” deu conta do recado. Vale a pena ler!

Mais clássicos em nossa garagem II



Ontem falamos sobre os bonés. Hoje são as camisetas. A coleção de camisetas exclusivas do Portal Maxicar, assinadas pelo artista gráfico Dan Palatnik acaba de ganhar novas estampas. Fusca Hebmüller 1952, Fusca Cabriolet 1961, Ford Galaxie 1967 e FNM JK 2000 1961 são as últimas novidades. No momento são 20 estampas, com carros nacionais e importados. Mas aguarde, que vem mais coisa nova por aí...! Visite o MaxiShop!

terça-feira, 17 de julho de 2007

Mais clássicos em nossa garagem I

Tem feito um enorme sucesso a linha de bonés bordados do Portal Maxicar. E o número de estampas cresceu. Agora já são 26 modelos. Entre as novidades, destacamos o Karmann-Ghia (amado por 9 em cada 10 antigomobilistas), o Mustang (esse é outro!), o Impala, o Charger Americano, o Puma (um dos maiores esportivos nacionais!), entre outros... Veja todas estampas e cores em nosso MaxiShop. Uma excelente opção de presente para o Dia dos Pais.

Clássicos africanos



Recebemos de nosso amigo Edi, do Fusca Clube ABC, algumas fotos do último encontro do La Vista Karmann Ghia Club, da África do Sul. Escolhemos a melhor para publicar aqui. Realmente de babar!

segunda-feira, 16 de julho de 2007

Quem gosta de motorzinho é dentista!


Maverick GT, Dodge Dart, Camaro, Chevelle... O Autoesporte de ontem (Rede Globo), apresentou uma reportagem especial sobre os amantes dos lendários motores V8. E o programa mostrou alguns carros, nacionais e importados, equipados com esta mecânica. Uns originais, outros modificados para somar mais algumas dezenas de cavalos ao já potente motor (haja gasolina!). Faltou um exemplar do Galaxie ou do Landau.
E por falar em V8, nosso colunista Paul William Gregson, fala dos 75 anos da criação do motor em sua coluna de “Clássicos Ford” deste mês. Confira!

Parabéns aos ganhadores


Conforme prometido, eis a relação dos ganhadores da promoção “Eu Mereço Classic Show”.

1° Colocado
• José de Souza Gravatá
Cidade: Embu, SP
Frase: Eu mereço porque foi a bordo de clássicos que pelas estradas escrevi minha história, e a revista Classic Show me faz viajar pelas curvas saudosas da minha memória!

2° Colocado
• Charles José Cardoso Machado
Cidade: Lorena, SP
Frase: Porque o Carro Antigo é o meu Norte e a Classic Show é a minha Bússola!!!

3° Colocado
• Eder Fonseca Prado
Cidade: Paraguaçu, MG
Frase: Por que esta revista é como mulher bonita: onde está sempre tem um olhando, sempre sai em conversa de amigos e é sempre motivo de elogio.

sexta-feira, 13 de julho de 2007

Da TV para a Internet


O site do excelente programa Motor Day, de nosso amigo Rubem Dualibi, disponibiliza em vídeo algumas das principais reportagens que vão ao ar na TV. Entre as matérias, muitas especiais sobre carros antigos: 12° Encontro Paulista de Águas de Lindóia, Pic-Nic do MG Club, 3° Elegance Ride, Encontro do Clube do Karmann-Ghia, entre inúmeras outras. A qualidade editorial e visual das matérias é nota 10! Acesse: www.motorday.com.br

Em tempo...

O programa Motor Day vai ao ar pelo canal por assinatura Band Sports às segundas-feiras às 11 da noite e aos sábados às 9:30 da manhã. Vale muito a pena conferir!

5 minutos de restauração

Acompanhe no vídeo abaixo a completa restauração de Ford Mustang Conversível 1969. O filme que dura 5 minutos mostra o carro do dia que chegou, à voltinha de estréia. E impressionante a facilidade com que se encontra peças de reposição para carros antigos nos Estados Unidos. E isso facilita e muito a empreitada!

Ganhadores da promoção "Eu Mereço Classic Show"

A comissão julgadora da promoção "Eu Mereço Classic Show" já escolheu os 3 felizes ganhadores. Conforme calendário do concurso, os nomes serão anunciados na próxima segunda-feira. Se você está participando, comece a rezar! Tchã, tchã, tchã, tchã!!!

quarta-feira, 11 de julho de 2007

Para aprender ou apenas babar!

Em maio de 2004 o curitibano Alexandre Bonfim comprou de um amigo um Karmann-Ghia 1970 em péssimo estado. A missão: restaurar completamente o clássico de seus sonhos, mas com alguns toques de personalização. Para que todos pudessem acompanhar o passo-a-passo do trabalho, Alexandre criou um site especialmente para o carro. E lá se foram 3 anos e a essa altura o carro já está praticamente pronto, faltando apenas alguns detalhes. Se você está empenhado na recuperação de um automóvel antigo, este site pode lhe fornecer boas dicas. Mas se você é apenas um dos milhões de fãs desse que é sem dúvida um dos mais importantes esportivos já produzidos no Brasil, esse site serve para você babar um pouco! O endereço é http://site.pop.com.br/karmann-ghia. Uma pista: para ver o dia-a-dia da restauração propriamente dita vá ao link “Diário de Bordo”.

terça-feira, 10 de julho de 2007

Atenção cariocas!

Recebemos do Armando, do clube carioca AGMH Antigomobilistas o seguinte recado:
“Estamos organizando uma excursão ao XV Encontro de Juiz de Fora, para o dia 28/07 (sábado) em ônibus fretado. Saíremos do Museu Conde Linhares às 7 horas da manhã e retornaremos de Juiz de Fora, às 16 horas. O valor da passagem, ida e volta, é de R$ 50,00 (cinquenta reais). Será possível deixar os carros estacionados no Museu durante a viagem. Maiores informações com um dos AGMH no próximo Encontro do Museu (15/07), ou pelo e-mail: alachevette73@ig.com.br”.

segunda-feira, 9 de julho de 2007

Crônica da Placa Preta

Um historinha fictícia que tenta traduzir um pouco do sentimento de frustração de quem é apaixonado por carros antigos e tem assistido a um festival de placas pretas irregulares, em detrimento de quem se esforça para fazer tudo conforme manda o figurino. O nome do artigo é “Crônica da Placa Preta”. Confira em “Papo de Garagem”, no Portal Maxicar!

E o Fusca entrou para a Polícia

Confira este comercial de 1959 que mostra as habilidades e qualidades do Fusca, como veículo oficial da Polícia de São Paulo.

sexta-feira, 6 de julho de 2007

Lançamento de livro

O Clube do Fusca de Poços de Caldas – MG convida para o lançamento do livro “O Eterno Vigilante”, de autoria de Carlos Miranda. O evento acontecerá no dia 19 de julho, a partir das 7 da noite, no Minas Sul Shopping. Haverá ainda um encontro de veículos antigos. Para quem por acaso não se lembra ou não era nascido ainda, Carlos Miranda protagonizou a série O Vigilante Rodovário, um tremendo sucesso na extinta TV Tupi, no início dos anos 1960 (veja matéria sobre o assunto). Uma homenagem mais do que merecida a este grande herói brasileiro do passado! Parabéns ao clube pela iniciativa!

quinta-feira, 5 de julho de 2007

Leitura obrigatória

Acabamos de receber de Flávio Rodrigues, da Editora Alaúde (a quem agradecemos a gentileza!) um exemplar de um lançamento precioso para quem ama os grandes clássicos brasileiros do passado. É o livro “Maverick – Um Ícone dos Anos 70”. Seu autor, Paul William Gregson, é um dos maiores especialistas da marca no Brasil e assina a coluna “Clássicos Ford”, do Portal Maxicar. Aguarde uma matéria especial sobre a obra na seção Literatura, para os próximos dias.

Revolução ou fraude


Ele tinha linhas aerodinâmicas, motor traseiro de 150 cavalos, capaz de atingir 210 quilômetros por hora e uma série de inovações tecnológicas e de segurança, incomuns para os anos de 1940. Estamos falando do Tucker Torpedo, um carro que nasceu para ser revolucionário, mas que para muitos não passou de uma fraude de seu criador.
Tire suas próprias conclusões, conhecendo sua história (em português):
www2.uol.com.br/bestcars/classicos/tucker-1.htm ; ou visitando seu clube oficial (em inglês): http://www.tuckerclub.org

"Eu mereço..." últimos dias!


Termina dia 10, terça-feira, a promoção “Eu mereço Classic Show!”, uma promoção do Portal Maxicar em parceria com a Classic Show Magazine, e que está fazendo um grande sucesso. Para participar, basta preencher um pequeno formulário e responder porque você merece ganhar uma assinatura anual da revista. O prêmio para o ganhador, é uma assinatura da publicação, é claro. E tem prêmio também para o 2° e 3° colocados. Detalhes e formulário aqui!

quarta-feira, 4 de julho de 2007

Clássicos de madeira


Essa é mais uma daquelas histórias de empreendedores talentosos que começaram suas atividades por acaso. Um dia, há alguns anos, e na falta de algo melhor para fazer, o metalúrgico mineiro Roberval de Paula decidiu produzir uma miniatura totalmente em madeira do clássico inglês MGA para seu filho. O resultado foi excelente. O tempo passou, a vida seguiu e Roberval esqueceu-se do assunto. Há dois anos perdeu o emprego e por acaso reencontrou a miniatura, que agora já estava precisando de uma “restauração”, pois já havia até sido roída pelo cachorro da família. Pronto! Foi dado o ponta-pé inicial para uma nova profissão que está lhe rendendo prazer e dinheiro. São carros com cerca de 30 cm de comprimento, feitos totalmente em madeira. A riqueza de detalhes é grande e seu artesanato faz grande sucesso nos encontros de veículos antigos. Cada carro custa entre R$ 200 e R$ 350 e é feito sob encomenda. Contatos com Roberval através do telefone (32) 3221-3380.

terça-feira, 3 de julho de 2007

Mais um antigo roubado

Desta vez é um Dodge Dart Coupé 1971, personalizado como Charger R/T. O carro é de Goiânia-GO e pertence a um sócio do Clube União V8. O roubo aconteceu hoje, terça-feira, 3 de julho, por volta das 8 da manhã. Qualquer pista ou informação, entre em contato pelos telefones (62) 9627-1137 ou 9928-7370.

ATUALIZANDO: O Dodjão acaba de ser encontrado. De prejuízo, apenas o vidro traseiro estourado e um conta-giros afanado. Ainda bem...

segunda-feira, 2 de julho de 2007

VW Variant Roubada

Recebemos um e-mail a respeito de um carro antigo roubado, que reproduzimos:
Gostaria de comunicar o FURTO de uma VARIANT, ano 1972, amarelo colonial, placa RJ - LEK 9018, em estado de zero quilômetro, único dono. Fato ocorrido na última sexta-feira, dia 29/06, na Rua Aquidabã, bairro de Lins de Vasconcellos, Rio de Janeiro. Qualquer informação pode ser dada a MARCO LIMA - (21) 9663-2600.